Setecidades Titulo
Sexta-feira 13 divide opiniões entre bruxos e supersticiosos
Maíra Sanches
13/05/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


As crenças se misturam e as dúvidas também. Afinal, a sexta-feira 13 traz sorte ou azar? Hoje é o dia certo para ferver o imaginário popular. Aos adeptos da bruxaria, a data simboliza proteção e uma ocasião especial para fazer pedidos. Entre os supersticiosos, a sexta-feira pede cuidados com gatos pretos, escadas, e representa o dia em que ‘as bruxas estão soltas'.

Tânia Gori, bruxa e escritora de Santo André, avalia que a data não representa uma ameaça de azar às pessoas. "A sexta-feira 13 traz transformações positivas na vida das pessoas. Simboliza as boas mudanças." Aos que temem a data, ela recomenda. "Podem acender uma vela branca, pedindo aos anjos proteção e felicidade neste dia."

Para muitos ainda soa estranho que alguém prefira adotar um gato preto a um de cor clara. A veterinária Cynthia Pereira de Mello, de São Bernardo, revela algumas curiosidades sobre a busca pelos gatos. "Geralmente os clientes que preferem os pretos são pessoas mais reservadas, mais velhas, e que moram em casas escuras. E quando as pessoas rejeitam a adoção por ser um gato preto, até tentamos explicar que não há problema. Mas muitas vezes não adianta."

As experiências testemunhadas pela veterinária ainda refletem no comportamento de muitos supersticiosos de plantão. Adiar compromissos e viagens às sextas-feitas 13 é ritual para a auxiliar de compras Silvia Fornazier, 42 anos.

"Fico apavorada. Se pudesse nem saía da cama. Sempre olho quando vai cair a data para nunca marcar nada importante. Tenho sempre de levantar com o pé direito e penso duas vezes antes de tomar uma decisão."

 

CONVENÇÃO DE BRUXAS

Paranapiacaba será sede da 8ª Convenção de Bruxas e Magos no fim de semana. A caminhada começa hoje, às 21h, com a tradicional procissão de velas que passará por toda a Vila. Os festejos continuam amanhã e domingo no Teatro Lira Serrano. A expectativa é reunir 12 mil pessoas no evento, que neste ano leva o nome de ‘Jornada da Alma'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;