Cultura & Lazer Titulo
Festival de Paranapiacaba ‘contamina’ o Grande ABC
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
21/07/2004 | 21:47
Compartilhar notícia


Uma das intenções do Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André, é tornar-se uma “vitrine da produção cultural do Grande ABC”, segundo o coordenador do evento, Marco Moretto. Na atual edição, seis cidades da região participam da programação artística com mais ou menos intensidade, sobretudo em apresentações de dança e música. Rio Grande da Serra, um caso à parte, está instalada em uma das casas da Vila Ferroviária, que expõe produtos feitos em projetos sociais locais.

Bijuterias de sementes, objetos fabricados com material reciclado e até o cogumelo shiitake estão expostos – e à venda – na Mostra de Arte de Rio Grande da Serra (r. Fox, 441). Toda a produção é proveniente de projetos realizados pela Secretaria de Cidadania e Ação Social. “Esta oportunidade (o festival) é importante para que o público conheça o que desenvolvemos e para que as pessoas envolvidas nesse trabalho se sintam valorizadas”, afirma Leonardo Pinto da Costa Júnior, diretor de Cidadania.

Em um dos cômodos da casa são encontradas as bijuterias feitas com matérias-primas como açaí, jarina, casca de coco, olho-de-cabra, jatobá, pinha e coquinho. Há também bolsas feitas a partir de retalhos de tecidos ou com fita VHS. A mão-de-obra vem dos projetos Arte na Serra, Escolas Manacá e Oficinas de Costura, entre outros.

No mesmo local, no próximo sábado, haverá exibição de capoeira (às 12h), oficina de biscuit (13h) e encenação da peça infantil Castelo de Mulumi (17h30). No domingo acontecerão apresentações de dança (12h) e teatro (17h30).

A produção de shiitake em Rio Grande da Serra nasceu de um programa de geração de renda e está em expansão. Em Paranapiacaba o cogumelo pode ser comprado in natura, em forma de patê e em conserva e degustado em tortas.

As outras cidades integram a agenda artística do festival com shows de, entre outros grupos, Banda Jazz Sinfônica e Cia de Danças de Diadema, Conjunto Musical de Flauta Doce de Mauá, Stacatto Cia de Dança de São Caetano e companhias de dança de Ribeirão Pires, além da Filarmônica, Banda Sinfônica e Banda Jovem de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;