Cultura & Lazer Titulo
Mainframe resiste nas empresas
Anderson Amaral
Da Redaçao
08/02/1999 | 20:04
Compartilhar notícia


Ameaçado de aposentadoria no início dos anos 90, por força do downsizing, que popularizou o ambiente de aplicaçoes distribuídas, o mainframe vem renascendo das cinzas mais robusto do que os servidores departamentais e, o que é importante, mais barato. Além disso, a tecnologia do Network Computer, ou cliente magro, adicionada à centralizaçao das aplicaçoes no mainframe, promete reduzir significativamente os custos de manutençao e de propriedade em uma rede corporativa, promovendo o retorno das empresas à era do upsizing.

De acordo com Carlos Alberto Bodra Becher, consultor da Linkware, empresa de Sao Paulo, o mainframe nao chegou a desaparecer. "Cerca de 80% dos dados corporativos ainda residem nessas máquinas." Grandes empresas, como bancos e estatais, devido à grande quantidade de dados que manipulam, ainda utilizam a tecnologia, mas as pequenas e médias empresas migraram para o ambiente de aplicaçoes distribuídas. "A reserva de mercado teve papel importante nessa mudança, uma vez que as pequenas empresas nao tinham outras alternativas a nao ser permanecer com os mainframes ou adquirir o produto nacional. Como os servidores médios produzidos pela IBM só chegaram ao país mais tarde, restou às pequenas empresas migrar para a plataforma baixa", explica.

Becher afirma que o retorno à era do upsizing nao é motivado por uma estratégia de marketing. "Trata-se de uma estratégia de custos. O mainframe, ao longo dos últimos 40 anos, acabou se desenvolvendo. Sao máquinas estáveis, seguras e que permitem um controle de acesso muito grande", ressalta. Além disso, a centralizaçao das informaçoes reduz os custos de manutençao e de propriedade (licença de softwares). "Algumas aplicaçoes, como cadastro de clientes e dados corporativos, podem apresentar problemas se rodarem em uma plataforma baixa."

Nos últimos anos, os mainframes evoluíram - na performance e na reduçao dos custos de desenvolvimento proprietário - e hoje sao capazes de operar bancos de dados Oracle e Web servers, entre outras aplicaçoes. Além disso, ganharam uma interface mais amigável, o que se convencionou chamar de ambiente web-top, que contribuiu para que o computador central ganhasse também a funçao de servidor de comunicaçao. "Os mainframes antigos nao tinham a interface gráfica, que surgiu com o Macintosh e transformou o computador em algo mais amigável. Hoje há alguns programas que transformam a tela de caracteres do mainframe em um browser de Internet", explica Becher.

Cícero José da Silva, diretor da Linkware, acrescenta que as empresas devem fazer um estudo detalhado de suas necessidades e dos processos por elas desenvolvidos antes de definir qual será a plataforma de rede - alguns fatores como porte da empresa, agilidade e segurança no processamento das informaçoes devem ser levados em consideraçao. "Atualmente, o que existe é uma combinaçao entre servidor corporativo e servidor departamental", resume.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;