Internacional Titulo
Bactéria descoberta em pao elimina vírus resistentes
Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 14:32
Compartilhar notícia


O cientista Michael Ganzle, da Universidade Hohenheim, Alemanha, descobriu uma molécula capaz de matar vírus super resistentes a antibióticos em um pao feito com fermento azedo.

Ele percebeu que o lactobacilo presente no pao e no intestino humano, o Lactobacilus reuteri matava mais micróbios do que o normal.

Estes lactobacilos sao importantes na confecçao e preservaçao de alimentos fermentados porque eles matam vírus que causam doenças.

A molécula, chamada reutericiclina, é um tipo novo e único de ácido tetrâmico, diferente de qualquer outra molécula produzida por lactobacilos, o que pode explicar porque havia passado despercebida até agora. Há possibilidades de que a reutericiclina só seja produzida pela linhagem específica usada pelo Dr. Ganzle.

Nos testes laboratoriais, a reutericiclina exterminou super vírus resistentes à maior parte dos antibióticos. Isso é uma boa notícia já que resistência a antibióticos é um problema que vem aumentando em todo o mundo.

O único outro ácido tetrâmico similar à reutericiclina é tóxico, e agora os pesquisadores estao tentando determinar se a nova descoberta também é.

A descoberta confirma a crença de que comer produtos com lactobacilos, como iogurtes faz bem, ainda nao se sabe o porquê.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;