Cultura & Lazer Titulo Agenda
Barroco em destaque

Rico período é inspiração para concerto hoje, a partir das 12h, no Sesc andreense

Marcela Munhoz
29/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação / Nathalia Domingos


 Ária no sentido estrito é qualquer composição musical escrita para um cantor solista. Barroco, por sua vez, é o estilo artístico – incluindo música – que floresceu entre o fim do século 16 e meados do século 18, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida por outros países.

A atração de hoje do Sesc Santo André traz proposta que une os dois conceitos. O grupo Ficta sobe ao palco da unidade, a partir das 17h30, com recorte de árias compostas no período barroco por compositores italianos e franceses.

A apresentação do quarteto – composto pela soprano Ligiana Costa, pela flautista Giulia Tettamanti, pelo cravista Fernando Cardoso e pelo tocador de viola da gamba Gilberto Chacur – faz parte do projeto Cameratas, do Sesc. Fazem parte do repertório peças compostas pelo italiano Claudio Monteverdi e seus patrícios Tarquinio Merula e Biagio Marini, assim como pelos franceses Michel Lambert e Jean-Baptiste Lully.

As obras têm estilos específicos da música francesa, de suas airs de cours, seus ornamentos e particularidades, assim como a singularidade das árias italianas, com seus ritornellos, serão abordados com voz, flauta doce, cravo e viola da gamba.

Camerata com o grupo Ficta – Concerto. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302, Hoje, a partir das 12h. Ingr.: R$ 8,50 ou R$ 17 no local ou pelo site www.sescsp.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;