Setecidades Titulo
City Tour desvenda a Vila de Paranapiacaba
Marcelo Picolo
Da Redaçao
19/06/1999 | 18:54
Compartilhar notícia


Quem ainda nao conhece Paranapiacaba agora terá mais oportunidades para fazê-lo. E, se correr, ainda pode ser neste domingo. Um microônibus sairá, às 9h30, do Paço Municipal de Santo André com destino à vila ferroviária, que fica a pouco mais de 30 km do Centro da cidade.

A partir de agora, em todos os fins de semana estarao sendo oferecidos city tours pela Vila, acompanhado por um guia que irá decifrar os aspectos culturais, econômicos e sociais do local.

A idéia é levar a populaçao diretamente aos principais pontos turísticos, contando, ao mesmo tempo, um pouco da história do vilarejo, que se confunde com a da ferrovia.

O passeio, promovido pelo Movimento Pró-Paranapiacaba - uma organizaçao nao-governamental - custa R$ 20, incluindo almoço. O fim da visita está previsto para as 16h.

Hoje, o ônibus levará apenas 24 pessoas para a Vila, mas, segundo a presidente da ONG responsável pelo passeio, Anna Gedankien, há possibilidades de no futuro promover-se viagens com um grupo maior. "Vai depender da procura", disse.

Ao chegar em Paranapiacaba, as pessoas irao conhecer um pouco sobre a Estaçao Ferroviária da Vila. A curiosidade é o sistema - avançado, para o início do século - que fazia com que as composiçoes funcionassem intensamente e com segurança.

Os visitantes também poderao conhecer a estrutura e o acabamento das casas que ainda mantêm suas características européias, embora algumas já estejam deterioradas pela açao do tempo. O almoço será servido no clube Uniao Lira Serrano, o único - e ainda bastante tradicional - da Vila.

Museu e Castelinho - O grupo também vai visitar o Museu Ferroviário (onde sao mantidos vários objetos e quadros que revelam o início da história da estrada de ferro), e o Castelinho (tradicional casa que abriga peças mobiliárias do início do século). Os interessados em participar dos próximos passeios, devem telefonar para 716-6280.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;