Política Titulo
Eleitor poderá acompanhar prestação de contas de candidatos
Do Diário OnLine
Com Agências
12/02/2004 | 09:20
Compartilhar notícia


Os eleitores poderão acompanhar pela Internet a prestação de contas dos candidatos nas eleições municipais de outubro deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral explicou que a prestação só é obrigatória após a eleição, mas os candidatos que quiserem manter os cidadãos informados sobre a arrecadação de dinheiro para a campanha poderão fazer com o apoio do TSE.

“O candidato que quiser adotar uma postura mais ética e tornar sua campanha mais transparente terá condições de fazê-lo. Esse pode ser um diferencial que dará maior segurança aos eleitores na escolha do seu candidato”, avaliou o ministro Fernando Neves, relator das instruções que vão regulamentar as eleições. Ele explicou que as informações poderão ser apresentadas ao juiz eleitoral pelo próprio candidato, pelos doadores de campanha ou pelas pessoas prestadoras de serviço.

Depois de comprovadas, as informações serão incluídas na página da internet do TRE. Para Neves, mesmo não sendo obrigatório o fornecimento de informações, os eleitores devem levar em consideração o fato do candidato tornar público a fonte de onde vem o dinheiro que financia sua campanha.

O ministro avaliou que a idéia da medida não é identificar irregularidades, mas em alguns casos elas podem ser constatadas. “Se uma pessoa registrar que fez uma doação para um candidato e ele não incluí-la na sua prestação de contas, é uma irregularidade que foi detectada”, afirmou em entrevista ao site do TSE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;