Setecidades Titulo Febre amarela
S.Bernardo adia início das aulas e amplia campanha de imunização

Com baixa procura nas UBSs, Prefeitura usará escolas para aplicar doses contra febre amarela

Bia Moço
Especial para o Diário
31/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 São Bernardo adiou o retorno das aulas – previsto para ocorrer na segunda-feira – para o dia 19, como forma de ampliar a campanha de vacinação contra a febre amarela. Devido à baixa procura pela imunização na cidade, as 102 escolas municipais serão utilizadas como postos de aplicação das doses na próxima semana, entre os dias 5 e 9. O intuito é complementar o trabalho realizado em 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), entre 8h e 17h, e atingir a meta de proteger 707,4 mil moradores (88,47% da população total) até 17 de fevereiro.

O anúncio foi realizado na tarde ontem, no gabinete do prefeito Orlando Morando (PSDB). Em seu discurso, o chefe do Executivo ressaltou que a ação tem como objetivo imunizar o maior número de moradores da cidade, e que servirá para “cercar” todos os bairros.

Conforme a administração, até as 12h de ontem, 75 mil pessoas haviam sido vacinadas na cidade. No entanto, para atingir a meta final, já deveriam ter sido imunizados 140 mil moradores. A expectativa diária de proteção é de 35 mil pessoas, entretanto, a média de procura nos postos é de 18,7 mil munícipes.

“Estamos com a procura 50% abaixo do esperado. Até o momento temos um número muito pequeno mediante ao que se planejou. Estranhamente, existia movimentação grande antes do início da campanha – no dia 25 – e, do dia 26 até hoje, o número de procura da vacina tem caído significativamente. Temos de mudar isso”, diz o prefeito.

Para que não atrapalhe o ano letivo, as aulas serão repostas. Não foi informado o calendário de reposição.

REFORÇO

Para intensificar a ação, as UBSs realizarão três ‘Dias D’, nos dias 3, 4 e 17, das 8h às 17h. Além disso, funcionários da Prefeitura visitarão as residências da cidade para dar orientação sobre a imunização e incentivar a população a tomar a vacina. Nas próximas semanas, equipe volante atenderá empresas de grande porte e pontos com alto número de funcionários. As companhias interessadas devem entrar em contato com a administração.

Até o momento, São Bernardo não obteve registros da doença.

CASOS

O Ministério da Saúde divulgou, ontem, dados atualizados sobre a febre amarela. De 1º de julho de 2017 até agora, foram confirmados 213 casos no País e 81 mortes – sendo 108 e 43 em São Paulo, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;