Setecidades Titulo
Árvore de 30 m dá lugar a prédio
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
26/12/2003 | 20:22
Compartilhar notícia


Uma falsa seringueira de cerca de 30 m de altura e de mais de 50 anos de vida foi cortada nesta sexta em um terreno particular da rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo. O ato provocou revolta dos vizinhos, que chamaram a Polícia Militar Ambiental. Porém, não conseguiram evitar o corte da árvore porque o proprietário do terreno possuía autorização da Prefeitura para retirar sete árvores do terreno, onde será construído um prédio.

No início da manhã desta sexta, as motosserras podiam ser ouvidas pelos vizinhos. Alguns deles foram ao terreno para tentar impedir o corte, chamaram os policiais militares, mas nada puderam fazer. “A documentação está correta. Vamos apenas fazer um boletim de ocorrência interno sobre a nossa presença para averiguar a denúncia que recebemos”, disse o soldado Vlamir de Moura.

“Tenho somente a lamentar, pois essa seringueira é um marco no bairro e no quarteirão. Quando era criança, eu brincava no terreno onde ela está. Infelizmente nada podemos fazer por sermos insignificantes perante a lei”, lamentou o comerciante Gyno Archimedes Cassettari, 65 anos.

O dono do terreno, Mohamed Jarouche, também proprietário de uma construtora, conseguiu a autorização municipal em 4 de novembro. A autorização foi assinada pela diretora do Departamento de Meio Ambiente de São Bernardo, Sônia Maria de Lima Oliveira, e pelo assessor da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, Júlio Cesar Bonetti.

Para compensar o corte das sete árvores, que deve durar três dias, Jarouche teve de doar 300 mudas de árvores nativas ao município. No último dia 1º de maio, o construtor iniciou o corte da falsa seringueira, mas foi impedido porque ainda não havia conseguido a autorização da Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;