Cultura & Lazer Titulo
Entidade critica filme com Jim Carrey sobre doentes mentais
Do Diário do Grande ABC
13/06/2000 | 15:22
Compartilhar notícia


A Aliança National em Defesa dos Doentes Mentais lançou um "protesto nacional" contra a nova comédia da 20th Century Fox "Me, Myself & Irene", estrelada por Jim Carrey como o homem cujas duas personalidades estao apaixonadas pela mesma mulher, Irene, interpretada por Renee Zellweger.

A aliança, que nao tem fins lucrativos, afirma que o filme e sua campanha de marketing mostram "enorme ignorância e insensibilidade" com os doentes mentais e suas famílias. O filme estréia nos Estados Unidos dia 23 de junho.

Quem conhece o trabalho dos criadores do filme, os irmaos Farrelly (Bobby e Peter, que fizeram "Quem Vai Ficar Com Mary" e "Debi e Lóide"), pode argumentar que a ignorância e a insensibilidade, em busca do hilário, sao exatamente o ponto alto.

No entanto, a aliança diz que "Irene" perpetua o mito de que a esquizofrenia (uma doença mental severa e com causas biológicas) é a dupla-personalidade.

Apesar de ser verdade que o público em geral confunde essas duas doenças, ainda nao ficou claro a que o grupo se refere exatamente, já que a campanha da Fox, com o slogan "From Gentle to Mental" ("De Gentil a Débil Mental") nao fala de esquizofrenia.

Além disso, o personagem de Carrey é descrito pelo estúdio como um homem sofrendo de dupla-personalidade.

O porta-voz do grupo nao foi encontrado. A Fox e a agente de Carrey nao comentaram o caso.

As informaçoes sao da Reuters.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;