Cultura & Lazer Titulo
Keanu Reeves vive alienígena em 'O Dia em que a Terra Parou'
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
09/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Hollywood adora filmes sobre o fim do mundo. Mas, na falta de material novo, tem se aproveitado de ideias antigas para ilustrar sua visão do Apocalipse. É o caso do remake de "Guerra dos Mundos", levado novamente à telona por Steven Spielberg em 2005, e de "O Dia em que a Terra Parou", que estreia nesta sexta-feira nos cinemas do Grande ABC e de São Paulo.

Veja o trailer

Estrelado por Keanu Reeves e Jennifer Connelly, o longa é uma refilmagem do original de 1951 dirigido por Robert Wise, visto pela crítica e por historiadores como um apelo na época contra a Guerra Fria. Com um orçamento em torno de US$ 80 milhões, o novo filme, porém, se atém mais aos efeitos especiais do que à ficção científica. O primeiro, até hoje, é um clássico. Já este ‘blockbuster' de Scott Derrickson ("O Exorcismo de Emily Rose") provavelmente cairá no esquecimento.

Melhor parte do filme, Jennifer Connelly interpreta a astrobióloga Helen Benson, levada às pressas de sua casa pelo governo dos Estados Unidos para avaliar, junto com outros cientistas, a chegada de um objeto não-identificado que se aproxima da Terra. A expectativa é que o suposto asteróide colida com o planeta em Nova York (um dos únicos lugares dignos de sediarem o fim do mundo segundo Hollywood), mas ele acaba perdendo velocidade e desce sob a forma de uma esfera translúcida.

Do objeto, sai um extraterrestre e um robô para protege-lo. Levado para uma instalação militar, o alienígena assume a feição de Keanu Reeves, diz que se chama Klaatu e avisa que veio para salvar o planeta. Mas, como o governo americano não é lá muito inteligente, impede que ele se reúna com outros líderes mundiais e conte sua história.

Sem ver muita alternativa, Klaatu foge, ajudado pela doutora Helen. Os dois saem em busca dos tais líderes para que o E.T. se faça ouvido, juntamente com o enteado dela, Jacob (Jaden Smith, filho de Will Smith e muito convincente no papel de garoto pentelho). No entanto, a cientista descobre no caminho que o alien não pretende salvar a Humanidade, mas sim o planeta da destruição dos homens. Sai a Guerra Fria, entra o aquecimento global.

A partir daí, Helen abraça o desafio de tentar convencer Klaatu de que vale a pena nos manter no topo da cadeia alimentar terráquea. Tarefa difícil, considerando a impressão de estupidez que o governo americano e o pequeno Jacob deixam no alienígena e no espectador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;