Esportes Titulo Basquete
Cansado, Santo André faz jogo de vida ou morte
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Santo André/Semasa terá dois adversários hoje, no terceiro e decisivo duelo da semifinal da Liga de Basquete Feminino. O primeiro é o Americana, o outro o cansaço, já que a equipe andreense retornou ao Grande ABC logo após vitória (65 a 62) de segunda-feira e hoje volta ao Interior. A partida será às 19h (SporTV) e quem vencer encara Ourinhos, que garantiu vaga na decisão ao despachar Catanduva por 2 a 0 na série melhor de três.

Apesar de reconhecer que sua equipe não está bem fisicamente - ontem fez apenas trabalhos leves -, a técnica Laís Elena assegura que o fator emocional por conta da vitória no último encontro é mais importante. "Sinto que as jogadoras estão mais confiantes. Perceberam que é possível ganhar em Americana e esse lado emocional acho que vai fazer mais diferença do que o cansaço", avaliou a treinadora.

De fato, a vitória de Santo André fez Americana perder a confiança. Até então considerada imbatível, o time do Interior deixou a quadra derrotada pela primeira vez em 20 jogos. "Invencibilidade só perde quem tem. O momento é de ver como ficou o astral das meninas. Além disso tenho duas atletas machucadas (Karen e Sandora). Temos de trabalhar o emocional para que a ansiedade não atrapalhe e não fique aflorada", comentou o técnico Zanon, do Americana.

Pesa nessa disputa emocional o retrospecto entre as equipes. Curiosamente, Santo André joga melhor quando atua como visitante. Foi assim, na casa das adversárias, que a equipe andreense conquistou o título do Campeonato Paulista. "Não dá para explicar, mas nosso rendimento é maior jogando em Americana. Perdemos o primeiro duelo da série no Dell'Antonia por dois pontos, ganhamos o segundo duelo por três e agora vamos para a decisão para ganhar por quatro", prometeu Laís Elena.

REVEZAMENTO

A grande vantagem de Americana é a possibilidade de fazer diversas substituições durante o jogo, aproveitando o elenco qualificado. Na partida de segunda-feira, por exemplo, o técnico Zanon usou 11 das 12 jogadoras que tinha à disposição, enquanto que apenas sete andreenses entraram em quadra.

A escalação de Santo André também é baseada nas atletas do rival que estão em quadra. "A Simone Lima tem ótima defesa, então uso bastante ela quando a Clarissa joga, mas quando entra a Mamá tenho que optar pela Nádia que vai um pouco melhor no ataque", explicou Laís.

MASCULINO

Líder do Grupo A com duas vitórias em dois jogos, o São Caetano volta à quadra hoje pelo Campeonato Paulista. A equipe terá pela frente o Americana, oitavo, no Ginásio Delenice Ribeiro, às 20h.

Satisfeito com o desempenho do time, o técnico Luiz Carlos Gianini, o Pizza, pede regularidade. "Vamos tentar manter o bom momento e, dentro do que planejamos, vencer as partidas em casa, já que queremos lutar para estar entre os cinco classificados. O Americana possui elenco jovem e que vai crescer ao longo do campeonato. Temos de ficar atentos", recomendou o treinador são-caetanense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;