Setecidades Titulo
Operação antidengue atinge 2,5 mil imóveis em Sto.André
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
22/04/2001 | 19:09
Compartilhar notícia


O Departamento de Controle de Zoonoses de Santo André iniciou domingo a pulverização de cerca de 2,5 mil imóveis na Vila Linda e bairro Casa Branca, com o objetivo de eliminar os possíveis criadouros do mosquito causador da dengue (Aedes aegypti). Na semana passada, foram encontrados cinco exemplares do mosquito na rua Carijós e avenida Queirós dos Santos.

A ação irá se estender por toda esta semana. Os funcionários da saúde aplicam inseticida nos batentes das portas e janelas dos imóveis. “O Aedes aegypti gosta de se esconder embaixo dos batentes. Com a pulverização, podemos evitar a sua instalação nesses locais”, disse a gerente de Controle de Zoonoses do município, Maria Adelaide Gonzalez.

Para o inseticida ser aplicado, é aconselhável que as portas e janelas estejam fechadas. Os moradores devem desocupar o imóvel e só retornar 30 minutos após a pulverização. No sábado, foi feita termonebulização nas ruas dos dois bairros para eliminar os mosquitos adultos.

Algumas pessoas ainda impedem a ação dos agentes de saúde, recusando-se a deixá-los entrar em suas casas. “Os funcionários anotam o endereço dessas pessoas para que possamos entrar em contato com elas durante a semana e explicar a situação. É preciso que os moradores tenham consciência de que uma casa que não seja pulverizada pode prejudicar toda a vizinhança”, disse Maria Adelaide.

Um carro de som da Prefeitura percorre as ruas antes dos agentes de saúde para informar a população sobre o trabalho de pulverização. Santo André já tem 87 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que 23 deles já foram confirmados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;