Economia Titulo
Desemprego em julho cai após seis meses, diz IBGE
Do Diário OnLine
20/08/2003 | 15:00
Compartilhar notícia


Após seis meses de crescimento, a taxa de desemprego ficou em 12,8% em julho, contra 13% em junho, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, o rendimento médio do trabalhador apresentou no mês passado a maior queda desde o início da medição, em outubro de 2001.

O índice de desemprego vinha crescendo desde dezembro do ano passado, quando estava em 10,5%. Na comparação com julho de 2002, no entanto, a taxa cresceu 0,9 ponto percentual.

Já o Rendimento Médio Real Habitualmente Recebido caiu 16,4% em relação a julho de 2002, a maior queda do tipo na comparação desde o início da série histórica. Em relação a junho, a queda foi de 1,7%. No mês passado, o rendimento médio foi de R$ 833,50, o menor desde o começo da mesma série.

A População Economicamente Ativa cresceu 5,4%, enquanto a Desocupada teve aumento de 13,4% e a Ocupada, 4,3%. O total de pessoas procurando trabalho foi de 2,682 milhões, 1,9% a menos que no mês anterior.

As maiores quedas na taxa de desemprego ocorreram nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (-7,1%) e Porto Alegre (-8,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;