Palavra do Leitor Titulo Artigo
Paz e perdão
Do Diário do Grande ABC
01/01/2018 | 11:45
Compartilhar notícia


A cada dia que passa parece que a violência vai se tornando banal. Vamos nos acostumando com todo tipo de desrespeito, agressão, e assim chegamos aos índices de violência assustadores que temos hoje. Existem violências de muitos tipos, desde a violência doméstica até as guerras em curso hoje em vários locais do planeta. Por que é tão difícil a paz e tão fácil o conflito?

Creio que o grande impedimento à concórdia entre os homens é esta tirania do ódio que guarda ressentimento, e insiste em vingar-se. Não há lugar para o perdão. A mentalidade do mundo sem Deus entende o perdão aos arrependidos como conivência com o erro. Na raiz desta atitude está o julgamento que condena. Que nega ao próximo que erra o direito de converter-se e de se recuperar. Nossa sociedade é perpassada por sentimento de decepção e desesperança com as pessoas. Quem é mal não tem salvação. Muitos dizem: ‘Bandido bom é bandido morto’. Pensa-se: ‘A paz só seria possível quando os bons acabassem definitivamente com os maus’.

É para romper esse ciclo da maldade e da violência que precisamos acolher Jesus e sua mensagem de paz. O papa Paulo VI dizia: ‘Paz é a única e verdadeira linha do progresso humano’. Por isso, no cerne da mensagem evangélica está a reconciliação de Deus, que nos oferece perdão porque quer recuperar o pecador. Aos olhos de Deus, que é bom pai, todos os filhos têm chance de se recuperar. O cristianismo só pode ser a religião da paz se for a religião da força do amor capaz de perdoar, converter, transformar e vivificar a pessoa. Como dizia São João XXIII: ‘O sentido e o amor da paz baseiam-se na verdade, na justiça, na liberdade, no amor’.

A boa-nova da paz, segundo a ótica do cristianismo, é feita de perdão. Na perspectiva cristã a paz cristã tem por raiz a confiança no poder de Deus, que é capaz de recuperar o homem que erra e direcioná-lo novamente para o bom caminho. Não bastam multiplicarem-se as leis, as prisões e os mecanismos de punição. Se não há junto da correção a possibilidade de renovar o coração e a vida dos que erram, a violência continuará se reproduzindo num círculo vicioso, que só pode ser rompido pela fraternidade e solidariedade que ultrapassam a justiça, necessária, mas que não basta. “Desde o nível local e diário até ao nível da ordem mundial, possa a não violência tornar-se o estilo característico das nossas decisões, dos nossos relacionamentos, das nossas ações, da política em todas as suas formas” (papa Francisco).

Jesus ensina que o amor que perdoa, cura e renova vai além. Por isso o poeta Casimiro de Abreu afirma: ‘Seja grande embora o crime, o perdão sempre é sublime’.

Dom Pedro Carlos Cipollini é bispo diocesano de Santo André.


Palavra do Leitor


Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Bridgestone do Brasil; Igor Taborda; Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; Juliana Cavasini da Silva; Agência Viva; Berneck S.A. Painéis e Serrados; Kolore Comunicação Visual; AZTech Automação e Telecom; Engepress Automação e Controle; Viajar S.A.; Revista Economia S.A.; Rosemar Ficher; BDO; Bella Italia – Hotel & Eventos; Prefeitura Municipal de Mauá; Fábio Munhoz; Gustavo Pinchiaro; Claudia Lopes; Equipe Litterale; Distribuidora ABC; Claudia Lopes; Eletromidia ABC; Flytour Global Business Travel Santo André; Abra (Associação Brasileira de Reciclagem Animal); Studio Of Arquitetura; Bruna Pugliessa; Rodrigo Alves; Maquete 3DDesign; Wellness Summer; Ponta dos Ganchos Exclusive Resort; Patrícia Zanotti; EPR Comunicação Corporativa; Manuel Filho; APJ (Associação Paulista de Jornais); Contexto Paulista; Wilson Marini; Arca Brasil – Proteção e Bem-Estar Animal; [27.CARTAS_TX]<CF51>South Florida BrazilUSA; Season’s Greetings; vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PTB); Denise Perin; Fernando Scarmelloti; CA Produções; Família Quintana; Thais Santiago; Bruno Bocchini; Reginaldo e Leiriane Blaskoviski; Regina Guireli Nemo Quest; Cidinha Scarabelli; Bosch Car Service Pereira Barreto; Flavio Silveira Sandreschi; Rinaldo Galeoti; Zaine Assaf; Tapas Y Paellas;

Ruben J. Moreira


Vamos vencer
Que 2017 tenha sido apenas um treino, para o jogo principal em 2018, que jogaremos com a certeza de muitas vitórias. Independentemente de quem for o técnico venceremos, pois aprendemos que, nesse jogo, quem escala o treinador somos nós, e se o mesmo não colaborar com os objetivos do nosso time dar-lhe-emos pé no traseiro. Simples Assim!
Antonio Augusto Morgado
São Bernardo

Assim espero
Que de 2017 fiquem na lembrança somente as – pouquíssimas – coisas boas. Que o ano que se inicia seja repleto de acontecimentos importantes, que possam trazer progresso à região e felicidade aos cerca de 2,7 milhões deste nosso querido Grande ABC. E, sendo utópica, que os políticos daqui tenham consciência.
Carla Dominique
Rio Grande da Serra

Renovação
É tempo de virada de ano, de celebrações que despedem o ano velho, mas é também momento de reflexão, de ponderação e principalmente de gratidão. Deus nos presenteou com mais um ano que agora nos despedimos, e a Ele devemos agradecer pela generosidade e misericórdia infinitas. Vamos receber o novo ano com a alma renovada de esperança e alegria, carregando Jesus no coração, e que assim seja o ano todo. Que seja de amor, perdão, paz e felicidade! Que o Evangelho seja nossa orientação em cada dia deste novo ano. Que saibamos encontrar a felicidade na paz e no amor de Cristo. Que Deus abençoe a todos e Sua luz ilumine os nossos corações. Que a maior promessa de Ano-Novo seja o fortalecimento da nossa fé, e que a saibamos cumprir em cada um dos 365 dias. À Família Diário, obrigado pelas notícias, pelo espaço e pela oportunidade de nos expressarmos.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Secretário
Ao prefeito Paulo Serra, de Santo André, de quem sou eleitor, pergunto: não existe um profissional médico competente em nossa cidade para assumir a Secretaria da Saúde, ao invés de buscar político de outra cidade, mesmo o qual sendo residente em Santo André (Política, dia 11). Precisamos de profissional da área e não político, para agradar partidos.
José Carlos Belotto

Santo André


Cartão
Vejo constantemente nas redes sociais apelo para que todo idoso possua o cartão para estacionamento. Pois bem. Fui à Prefeitura de São Bernardo providenciar o cartão, dia 17 de outubro. Todas as vezes em que vou ao Paço saber do meu cartão a resposta é: ‘Não está pronto’. Será possível que é tão difícil assim imprimi-lo? Podem ter certeza de que, caso colocar meu carro em alguma vaga de idoso sem o item, não vão demorar todo esse tempo para me multar. Reconheço os esforços do nosso prefeito Orlando Morando em fazer da cidade orgulho para nós, moradores, e para consertar todos os erros da gestão passada, mas espero que ele acorde os responsáveis para emissão do cartão para não acontecer prejuízos a outras pessoas, como no meu caso.</CW>
Antonio Modamese
São Bernardo

Riacho feliz
O distrito de Riacho Grande é conhecido na Região Metropolitana de São Paulo pela sua vocação turística, porém a principal atração, que era a pescaria, deu lugar às casas de shows. Antigamente, quando se falava do Riacho Grande, a maioria já lembrava da Cantina do Pintor, Cantinho do Luiz, bares na orla da Prainha e os barcos flutuantes. A primeira encerrou as atividades e o segundo ainda está em funcionamento. A segunda edição do Festival de Verão, promovida pela Prefeitura de São Bernardo, que vai de 13 a 28 de janeiro (Cultura&Lazer, dia 29), é importantíssimo para os comerciantes locais, pois, além de aumentar o movimento nos dias de shows, a região fica mais conhecida. Como se trata de artistas de renome, o bairro recebe público diferenciado, que não conhece as belezas do local e volta em outras épocas, aumentando gradativamente o fluxo de turistas. Após a confirmação dos shows, a sensação dos comerciantes e moradores é de felicidade, afinal, nem todos têm condições financeiras de pagar ingresso para assistir a shows desse nível. Agora é nos prepararmos bem para receber os visitantes.
Ivar José de Souza
São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;