Economia Titulo
Emprego formal cresce 0,45% em outubro
Do Diário OnLine
Com Agências
17/11/2005 | 19:38
Compartilhar notícia


O nível de emprego formal cresceu 0,45% em outubro em relação a setembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. No período, foram criadas 118.175 novas vagas.

De acordo com o ministério, o resultado foi influenciado principalmente pelo desempenho do mercado interno, associado ao crescimento do consumo nos meses de final de ano, além de uma intensificação da atividade do complexo sucroalcoleiro no Nordeste.

No entanto, o nível de emprego em outubro ficou abaixo do registrado no mesmo mês no ano passado, quando foram criadas 130.159 novas vagas. No acumulado do ano, foram abertos 1.526.869 postos de trabalho, alta de 6,2% em relação ao início de 2005.

A previsão do ministro é de o ano feche com saldo de mais de 3,5 milhões de empregos com carteira assinada criados durante no governo Lula. "Comparando-se com períodos anteriores estamos numa fase muito boa, do ponto de vista de geração de empregos e crescimento econômico. Para 2006 podemos prever que os postos de trabalho e a economia vão continuar crescendo no País, mais que em 2005", afirmou.

Luiz Marinho destacou que "no início do governo Lula a economia estava paralisada e o desemprego era crescente". E avaliou que "o primeiro ano foi um período difícil, mas a partir de 2004 a criação de novos postos de trabalho ganhou impulso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;