Setecidades Titulo Tratamento
SUS libera novo remédio para tratar pacientes que sofrem de Alzheimer

Além de medicamento, estímulo à autonomia auxilia no bem-estar

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
11/11/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz


Pacientes com mal de Alzheimer, doença que no Brasil atinge 1,1 milhão de pessoas, terão mais uma opção de tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde). Em até 180 dias, o medicamento Memantina, em forma de comprimidos, estará à disposição nas unidades de Saúde de todo o País.

Em três das sete cidades da região, a rede pública atende 1.064 pessoas com a doença, sendo 450 pacientes em Santo André, 611 em São Bernardo e três em Mauá. Os demais municípios não informaram.

O Alzheimer é neurodegenerativo, causado pela morte progressiva de células do cérebro e, apesar de não ter cura, o tratamento e o cuidado adequados podem proporcionar mais qualidade de vida. Estimular a rotina dos pacientes também é importante. Há pouco menos de cinco anos, o economista aposentado Osvaldo Rodrigues Cavignato, 72 anos, de São Bernardo, foi diagnosticado com Alzheimer. Após participar de estudo relacionado aos portadores da doença, foi identificada oportunidade para voltar a se manter ativo, por meio do artesanato.

Da habilidade com madeira e o costume de recolher gavetas descartadas em caçambas, caso um dia precisasse para algo, surgiu o Gavetaria, trabalho pelo qual os objetos ganham estilo e são vendidos por preços que variam de R$ 45 a R$ 150, “A gente faz das gavetas praticamente uma obra de arte”, orgulha-se ele.

O serviço é supervisionado pelos filhos, que notaram a importante contribuição que a atividade significou para a vida do pai. “As gavetas deram um motivo para ele se sentir útil, como ele mesmo diz”, conta a filha Deise Cavignato, 30. “Isso é importante para mim”, completa o patriarca.

O trabalho pode ser conhecido nos sites https://sites.google.com/view/gavetaria/ e https://gavetariashop.lojaintegrada.com.br/. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;