Economia Titulo
Aumento da tarifa de telefone ficará abaixo da inflaçao
Do Diário do Grande ABC
26/11/1999 | 15:27
Compartilhar notícia


O presidente da Anatel, Renato Guerreiro, afirmou em Sao Paulo, que o próximo reajuste na tarifa da telefonia fixa, previsto para junho do próximo ano, certamente ficará abaixo da inflaçao acumulada desde o reajuste anterior.

Segundo Guerreiro, o ganho de produtividade das concessionárias garantirá que o aumento das tarifas fique abaixo do aumento da inflaçao. Ele afirmou ainda que entre abril de 97, quando ocorreu o penúltimo aumento, até junho (o último), o IGP-DI foi de 14%, enquanto o reajuste tarifário na telefonia foi de 6,5%, na média. Quanto à telefonia celular, Guerreiro disse que nenhum dos reajustes praticados pelas operadoras atingiu 10%.

Guerreiro, disse também que a autarquia poderá apresentar ainda em dezembro um parecer definitivo sobre o caso Intelig, empresa espelho da telefonia de longa distância que, após a fusao da MCI e Sprint, passou a ter os mesmos sócios de sua concorrente, a própria Embratel.

Guerreiro negou-se a comentar o processo, por ele nao estar concluído. Porém, afirmou que de qualquer maneira haverá a separaçao dos sócios como prevê a lei brasileira. "Duas concessionárias concorrentes nao podem ter o mesmo sócio", lembrou.

O presidente da Anatel recebeu da Telefônica, operadora da telefonia fixa paulista, o compromisso de antecipar em seis meses o prazo para cumprir a meta de instalar telefones no máximo quatro semanas após o pedido. O contrato de concessao previa que essa cláusula deveria ser cumprida no início de 2002. Porém, como a empresa garantiu a Guerreiro que nos próximos 18 meses conseguiria instalar mais 3 milhoes de linhas no estado de Sao Paulo, a meta poderá ser cumprida a partir de junho de 2001.Guerreiro afirmou que os indicadores mais relevantes mostram que as concessionárias da telefonia fixa no país devem cumprir quase todas as metas estabelecidas na privatizaçao.

Segundo o presidente da Anatel, a Embratel tem até segunda-feira para entregar um laudo detalhado sobre o problema que causou a pane no sistema de ligaçoes de longa distância no último domingo. De acordo com ele, a empresa já comunicou que houve um problema na corrente de energia. Com o laudo detalhado, a Anatel avaliará que puniçao será imposta à Embratel - de uma advertência à multa de até R$ 30 milhoes. "Tudo terá que ser analisado", disse.

Guerreiro afirmou que a política da Anatel é sempre dirigir o ressarcimento ao consumidor. Porém, no caso da pane ocorrida domingo, é difícil identificar quem foi lesados. "Todos os usuários do país poderiam estar usando o tronco no qual houve o problema", disse Guerreiro. Ele acrescentou que, quando nao se sabe quem foi lesado, a multa reverte para o Tesouro Nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;