Cultura & Lazer Titulo
Qual o seu papel no combate à violência?
Letícia Pianta
Do Diário OnLine
11/11/1999 | 15:06
Compartilhar notícia


A violência sempre foi mais freqüente nos grandes centros urbanos. Os moradores das metrópoles, de algumas décadas para cá, sao conscientes que podem ser as próximas vítimas a qualquer hora. Ultimamente, entretanto, este fenômeno nao têm sido exclusivo das grandes concentraçoes, e basta ligar a TV ou o rádio por alguns minutos para constatar sua ocorrência em todos os setores da sociedade, em todas as cidades, de todos os tipos.

Muitos sites têm dedicado seu conteúdo ao debate, divulgaçao de estatísticas, dicas de prevençao e outras informaçoes sobre a violência. Confira alguns endereços e informe-se mais sobre o assunto no Brasil. Embora a resoluçao do problema esteja nas maos dos governantes, sempre podemos contribuir com alguma coisa, além de apenas tentar nao viver com medo.

O Grupo de Trabalho contra a Violência nas Escolas é uma iniciativa do Ministério da Justiça que abre espaço para o debate e criaçao de medidas que ajudem a diminuir a violência nas escolas. Os pais podem enviar suas sugestoes, que serao debatidas em reunioes com os Secretários Estaduais de Educaçao, Universidades, professores e outras pessoas envolvidas com o tema. Caso sua comunidade esteja desenvolvendo reunioes ou outros eventos relacionados, eles podem ser publicados na página.

Mapa da Violência: Os Jovens do Brasil (UNESCO) - riquíssimo em informaçoes, este site traça, como o nome já diz, um `mapa da violência' dos jovens brasileiros. As pesquisas foram feitas a partir de óbitos por acidentes de transporte, homicídios, suicídios e outras violências em todo o país.

O site de Psiquiatria da UFRGS publica o estudo A Televisao e a violência: impacto sobre a criança e o adolescente, que os integrantes da Comissao de Violência na Mídia realizaram visando apresentar subsídios para uma discussao séria sobre o tema, dirigida a pais e profissionais das áreas da Educaçao, Saúde, e Justiça, além de membros dos Conselhos Tutelares e do Conselho da Criança e do Adolescente.

Guia da Mulher Contra a Violência - o Conselho Estadual da Mulher do Paraná elaborou esta página, que é um verdadeiro manual sobre violência para as mulheres, abordando crimes de violência sexual, doméstica, dicas de prevençao e o que diz a legislaçao.

Vale a pena ainda fazer uma busca completa na Web sobre o assunto. Muitos outras páginas interessantes também estao disponíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;