Setecidades Titulo
Viaturas novas estão paradas nas delegacias
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
07/08/2009 | 07:52
Compartilhar notícia


Carros novinhos, cheirando a tinta fresca, prontos para serem utilizados, mas sem previsão de quando vão poder atender à população do Grande ABC. Enquanto isso, viaturas velhas - muitas delas sem condições de rodar - são utilizadas no dia a dia pelos policiais da região.

Os veículos zero-quilômetro estão parados nas delegacias - o Diário encontrou um no 1º DP de Mauá, outro no pátio da Seccional de Santo André e três na rua, em frente à Seccional de Diadema -, oficialmente esperando pela liberação de documentos. Entretanto, especula-se só entrarão em uso após uma cerimônia oficial de entrega feita pelo governador José Serra (PSDB).

"Os carros estão conosco há pouco mais de uma semana. Nós recebemos a ordem para buscá-los e agora aguardamos a documentação para que possamos utilizá-los", contou o delegado assistente da Seccional de Diadema, Renato César Lopes Biudes, em relação aos três que estão parados em frente à delegacia da cidade.

Os automóveis, todos da marca GM, modelo Meriva, não possuem tela de proteção interna - para separar presos dos policiais - e também aguardam a colocação de película protetora nos vidros. Entre os que estavam em Diadema, um ainda tinha capa de plástico nos bancos.

Embora a Secretaria da Segurança Pública não tenha informado o número de carros destinados à região, o Diário apurou que cada delegacia que mantém plantão terá direito a uma viatura. Desta forma, Santo André e São Bernardo receberão três cada; Diadema e São Caetano, dois; Mauá e Ribeirão Pires, um veículo cada.

"A chegada destes veículos faz parte da estratégia do Delegado Geral em equipar melhor os plantões", confirmou Biudes, que informou ainda que o terceiro carro que estava na porta da Seccional de Diadema será utilizado pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) da cidade.

Empurra - No dia 30, o Diário flagrou, em Mauá, uma viatura sendo empurrada levando quatro presos. Como o veículo não funcionou, o transporte até o CDP (Centro de Detenção Provisória) teve de ser feito em dois carros da GCM (Guarda Civil Municipal).

Na ocasião, o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos, que também é responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, informou que todos os carros sem condições de uso devem ser recolhidos. "Só assim tenho como solicitar novas viaturas."

Em Diadema, segundo Biudes, a questão dos carros não é problemática. "Tenho uma frota de 61 veículos em condições de uso para atender aos quatro distritos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;