Cultura & Lazer Titulo
Sai HQ que tem como base álbum de Alice Cooper
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
22/05/2002 | 21:47
Compartilhar notícia


Rock e quadrinhos são elementos chave na cultura pop contemporânea. Juntos, raras vezes conseguiram perfeita sintonia. Um desses momentos é o álbum A Última Tentação (Pandora Books, 112 págs., R$ 19,90), que chega ao Brasil em versão encadernada e impressão em sépia. Os autores são nada menos que o veterano roqueiro Alice Cooper e o quadrinista Neil Gaiman. O primeiro encarna nos palcos o horror criado em torno de seu personagem, e o segundo cria personagens que vivem medos e angústias em histórias de horror (vide Sandman).

Cooper lançou em 1994 o álbum The Last Temptation, que trazia um universo desenvolvido por Gaiman. O músico pediu-lhe que trabalhasse naquele disco conceitual e mostrou-lhe suas músicas.

Gaiman topou e o trabalho se desdobrou depois para os quadrinhos (a capa do disco foi feita por Dave McKean, colaborador de Gaiman). As histórias narradas em rock no disco passaram para o gibi, desenhadas por outro parceiro de Gaiman, Michael Zulli (que fez as páginas de Sandman).

Gaiman investiga o medo inconsciente, representado por seres que só aparecem com a angústia em altos picos. Medo de fantasmas, de crescer, de ser responsável, da sexualidade. Mas faz uma remissão deles.

A história se passa na véspera do Halloween. Steven é um garoto de uma cidade do interior sem muitas perspectivas. Ele convive com esses medos e estará diante de uma prova de fogo ao se deparar com um personagem – a cara de Alice Cooper usando vestes gastas, cartola e capa puída, e maquiagem nos olhos –, o Mestre de Cerimônias, que o convida para o Teatro da Vida Real.

O Mestre quer atrair o garoto para um espetáculo de sangue e luxúria, repulsa e desejo. Para tanto, oferece-lhe a ausência da angústia em sua futura vida se em troca fizer parte de um elenco fúnebre. Só Steven vê o teatro e o Mestre. Na memória da cidade onde vive, está a lembrança de um antigo assassino de crianças que passou pelo local com um teatro.

Gaiman se aproxima de seus melhores momentos com Sandman nos diálogos de A Última Tentação, mas está no traço de Zulli a força expressionista do horror da história. Gaiman diz que fez o gibi como se compusesse uma música pop: nada profundo, nada ambíguo. O disco de Cooper é a trilha sonora ideal para um gibi que é um disco de rock para ser lido. Está dividido em três partes, que levam nomes de músicas do álbum de Cooper: Sozinho num Lugar Maligno, Guerra Profana e Purificado pelo Fogo.

Lançada em forma de minissérie em 1994 pela Marvel Comics em paralelo ao álbum de Cooper, A Última Tentação voltou a ser publicada só em 2001 pela Dark Horse, em um único volume, e ganhou este ano sua versão brasileira. Rock e horror, portanto, para ouvir e ler, ao mesmo tempo. Pode ser adquirida em lojas especializadas ou pelo correio (tels.: 3088-9116, 3061-3893 e 3083-2142).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;