Setecidades Titulo Concurso literário
Alunos apostam na tecnologia e no reaproveitamento do lixo
Matheus Angioleto
Especial para o Diário
20/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Propostas como o despertar de consciência ambiental entre a população, além da inserção da tecnologia como forma de reaproveitar resíduos foram destacadas, ontem, por estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. A unidade participa da 11º edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário que tem correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

Os 3.000 adolescentes da Etec dissertaram sobre o tema em espaço de 20 a 30 linhas. Larissa Castanho, 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio, apostou na precariedade do tratamento do lixo no Brasil e na destinação correta dos resíduos em sua produção de texto. “Comparei o descarte do Brasil com o de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Propus a conscientização da população e a inserção de novas tecnologias para o reaproveitamento de materiais”, diz.

Já Ricardo Louzada, 16. considera que a conscientização deve ser transformada em ações contínuas. O futuro estudante de Engenharia Mecatrônica discorreu sobre a poluição e seus efeitos para o meio ambiente. “É quase impossível fazer as indústrias não gerarem poluição. Não adianta ter a mente evoluída, se não cuidamos do dia a dia”, relata.

A coordenadora Aparecida Damergian Bobotis, 74, está na Etec há 31 anos. Professora da área de Administração e pedagoga, ela acredita que o tema conscientiza os alunos. “A grande maioria está se interessando por coisas sérias como cuidar do meio ambiente. Eles precisam de treinamento para redação do vestibular e sabem que têm que estudar.”

O concurso tem patrocínio da Braskem e apoio da Smart Fit




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;