Setecidades Titulo Meio Ambiente
Estudantes apostam em reflexão e dão sugestões

Instituto de Ensino Portinari, em Santo André, promove iniciativas ligadas à consciência ecológica em sala de aula

Matheus Angioleto
Do Diário do Grande ABC
06/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Toda argumentação, desenvolvimento de texto e proposição de soluções a um tema demandam pesquisa. A reunião de informações e reflexões sobre uma temática ditaram a trajetória dos alunos do Instituto de Ensino Portinari, no Parque das Nações, em Santo André. A escola é uma das integrantes da 11ª edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário que, neste ano, propõe que estudantes das redes pública e privada da região escrevam sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

A instituição conta com 454 alunos do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos, e está acostumada a conscientizar e propor ações com relação à proteção do meio ambiente. Entre as iniciativas está a reciclagem do óleo de cozinha e a destinação correta a pilhas e baterias.

“Os alunos desenvolveram um projeto, fizeram sondagem em casa e pesquisa. Foram à vizinhança e descobriram, por exemplo, que o caminhão de reciclagem não passa regularmente, que tem lixo acumulado e as pessoas até caem sobre o lixo nas calçadas”, diz a professora de Língua Portuguesa Vanderléia Figueiredo da Silva Carvalho, 41 anos.

A aluna Ana Clara Oliveira, 11, sonha em ser médica e abordou, em sua redação, a questão da quantidade de lixo produzida por países desenvolvidos, além de dar sugestões para melhorar o descarte do lixo comum e também o hospitalar. “Tem que colocar placa, dar mais informações, pois a gente faz errado porque não tem informação direito. Quando formos fazer o Enem, vamos ter ideia porque já fizemos redação aqui. Acho que tudo que não tem utilidade para nós, como um brinquedo usado, pode ter para quem não tem praticamente nada”, aponta.

O estudante Davi Maximino, 11, apostou nas curiosidades e sugestões ao governo, como aumentar os locais de descarte e de informações, além da instalação de placas espalhadas pela cidade sobre a destinação de remédios e pilhas, por exemplo. “Acho que o lixo é uma coisa que prejudica todo tipo de ser vivo, e também a atmosfera. Na minha casa a gente separa o lixo reciclável para levar em um local específico”, diz.

A correalização do Desafio de Redação é da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), com patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;