Setecidades Titulo Resgate automobilístico
Corpo de Bombeiros faz treinamento em S.Bernardo
Bia Moço
Especial para o Diário
11/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Integrantes do 8º Grupamento de Bombeiros, sediado em Santo André, mas que envolve as cidades da região, participaram ontem de treinamento de resgate automobilístico, com ênfase em vítimas presas em ferragens. O objetivo é fazer com que eles estejam mais bem preparados para agir nos casos de acidentes.

“Em nosso ranking de maiores ocorrências, carros e vítimas presas estão em terceiro lugar. Vale a pena ressaltar que essa década é de prevenção de acidentes com veículos, classificada pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, disse o capitão Leonardo Da Hora, comandante do 2º Sub Grupamento, que atende a São Bernardo e a Diadema.

A ideia, segundo o comandante, é que os bombeiros que passaram pelo treinamento retornem aos batalhões com o potencial de multiplicar conhecimento. “O intuito não é fazer com que esses profissionais selecionados atendam as ocorrências de forma excepcional, e sim que saiam daqui instrutores, com a capacidade de passar para frente aquilo que aprenderam”, explica Hora.

A simulação de ocorrência com vítima presa em ferragens após acidente envolvendo dois automóveis foi realizada no pátio do 2º Subgrupamento (Posto de Bombeiros Jardim do Mar), em São Bernardo. Cada equipe teve 20 minutos para realizar o resgate, tempo padrão estipulado para esse tipo de ocorrência.

“O treinamento é importante. Prezamos muito pelo tempo de atendimento, para que o acidentado chegue o quanto antes ao hospital. Assim, podemos tirar a pessoa com mais qualidade, mais integridade, resgatando a pessoa com vida e a transportando com segurança até o hospital”, explica o primeiro tenente Paulo de Souza Carvalho, que atende o subgrupamento de Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;