Cultura & Lazer Titulo
Pobre menino rico
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
11/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Com raiva de um passado de lutas infrutíferas, o dramaturgo e ator inglês John Osborne (1929-1995) escreveu "Look Back in Anger" na década de 1950, uma audaciosa peça que rompia com os repertórios e montagens convencionais da época.

Baseado em alguns momentos de sua vida ao lado da mulher, Pamela Lane, o texto traduz na figura do protagonista, Jimmy Potter, a crescente frustração pós-guerra da geração de jovens que observavam uma Inglaterra ainda afundada no conservadorismo, na hierarquização, intolerância e desigualdade social.

Fielmente adaptada em português por Antonio Guimarães e Angela Ramalho, o espetáculo estreia hoje, no Teatro Vivo, em São Paulo, como "Olhe para Trás com Raiva".

Jimmy, vivido por Sérgio Abreu, é casado com a nobre Allison, que largou a tradicional família para ficar com ele, e é amante de Helena Charles, outra rica inglesa e amiga da mulher traída.

O contraponto surge na figura de Cliff, jovem da classe operária e melhor amigo do protagonista. Ao contrário do raivoso e indignado Jimmy, Cliff é bem-humorado e não nutre o desejo de transformar o mundo ao redor. Ele é apaixonado por Allison, mas o respeito que tem pelo amigo o impede de revelar a paixão.

Nas contradições e na busca do amor, da verdade e de um mundo melhor, os quatro personagens, cada um com sua característica, trocam ideias, momentos de paixão e discussão.

Ação, propriamente dita, não é a verve do ranzinza Jimmy. "Ele é uma espécie de Hamlet, sabe que deve agir, mas nada faz. A sua compreensão do mundo é um convite para a nossa imediata identificação com ele, que nos atrai por ter pensamentos de qualidade e prazerosos ao mesmo tempo", conta Ulysses Cruz, diretor da montagem.

Olhe Para Trás Com Raiva - Teatro. No Teatro Vivo - Av. Dr. Chucri Zaidan, 860, São Paulo. Tel.: 7420-1520. 6ª, às 21h30, sáb., às 21h e dom., às 19h. Ingr.: R$ 40 (6ª e dom.) e R$ 50 (sáb.). Até 22 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;