Setecidades Titulo Obras
Cruzamento da Lions ficará fechado até o fim de abril

Rebaixamento da via de São Bernardo tem atraso na data de entrega

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O cruzamento entre a Avenida Lions e a Rua Brasil, em São Bernardo, ficará fechado pelo menos até o fim de abril, novo prazo dado para conclusão do viaduto. Com isso, os motoristas continuam com três opções para cruzar o anel viário, pelas avenidas Lauro Gomes, Vivaldi e Caminho do Mar, já que a intersecção com a Senador Vergueiro ainda está impedida. O motivo são as obras de rebaixamento na via.

Esse é o terceiro prazo dado pela Prefeitura para a liberação do cruzamento. Inicialmente, a estimativa era de que o viaduto da Rua Brasil ficasse pronto em janeiro. A administração, então, passou a informar que a obra ficaria para o dia 17 de março, mas não informou o motivo. Agora, o Executivo promete liberar a passagem no fim de abril, sob a justificativa de que o viaduto também está sendo utilizado para facilitar o deslocamento de máquinas e funcionários.

Mesmo com atraso, as obras no elevado estão praticamente prontas. Ontem, equipes trabalhavam no asfaltamento do viaduto. A ligação da Senador Vergueiro deverá ser concluída apenas no fim das intervenções. Quando aberto, passavam pelo cruzamento cerca de 5.000 veículos nos horários de pico, em dias úteis.

A data para inauguração total da obra também teve atraso. A última previsão da Prefeitura era de que a via ficaria pronta no fim deste mês, prazo que foi adiado para maio. A administração atribui a demora às chuvas do início do ano e à burocracia envolvendo as desapropriações - cerca de 80 no total. Faltam cinco imóveis para serem desocupados, que estão em processo judicial.

As obras de rebaixamento foram iniciadas em abril de 2010. O investimento é de R$ 25 milhões, sendo que 70% foram financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O valor gasto com desapropriações é estimado em R$ 17 milhões.

O trecho rebaixado terá 700 metros. Quando pronta, a via terá, em ambos os sentidos, pistas locais e expressas - semelhante à Perimetral, em Santo André. Em agosto de 2010, foi entregue o Viaduto Rotary, que liga a Lions à Avenida Prestes Maia, em Santo André, sobre a Lauro Gomes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;