Esportes Titulo
Basquete e hande: trunfos nos Abertos
Bianca Daga / Especial para o Diário
01/11/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Com o sétimo e penúltimo lugar nos Jogos Regionais em julho, a cidade de Santo André voltará a disputar a Segunda Divisão dos Jogos Abertos do Interior, a partir de quinta-feira, em Santos.

Em apenas três modalidades o município competirá na Divisão Especial: basquete (feminino), handebol (feminino) e vôlei (masculino). Duas delas estão entre as principais esperanças de medalhas. A equipe de basquete - comandada pela experiente técnica Laís Elena - foi vice-campeã paulista no começo do ano e conta com nomes que já passaram pela Seleção Brasileira, como a ala/pivô Êga e a recém-contratada Micaela Jacinto, além da estrela cubana Ariadna.

No handebol, a situação é parecida. O time, que também conquistou medalha de prata no Estadual, é representado por jogadoras da Seleção, como a meia Amanda Caetano e a ponta Rosária Elizabeth da Silva.

Os resultados tímidos nas últimas edições dos Regionais e na última dos Abertos são, segundo a administração municipal, são consequências do objetivo estabelecido: investir nas categorias de base, ou seja, adotar política de formação de atletas e revelação de talentos que atuam na cidade. "Estamos recuperando os trabalhos em diversas modalidades, já que os 12 anos anteriores à nossa gestão foram marcados por pouco apoio ao esporte. Não será de uma hora para outra, mas iremos recuperar o potencial esportivo andreense. Nossa ideia é incentivar aqueles que atuam aqui", destacou o diretor de Esporte Almir Padalino.

Algumas modalidades são apontadas como apostas de resultados expressivos que virão daqui a alguns anos. "Em processos de renovação como o atual, muitas vezes pagamos com resultados iniciais menos expressivos, buscando grandes conquistas a longo prazo. Neste caminho podemos citar o nosso judô, a natação e o atletismo", completou Almir.

Nas piscinas de Santos, por exemplo, os andreenses serão representados, entre outros nadadores, por Heloise Cale da Rocha, dona do segundo melhor índice brasileiro na categoria infantojuvenil.

Terceira maior vencedora dos Abertos, Santo André vai a Santos com 250 pessoas, sendo 240 delas atletas que disputarão 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, caratê, damas, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, xadrez, badminton e surfe.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;