Setecidades Titulo
Competição estimula e enriquece cultura de alunos
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
27/08/2009 | 07:25
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A terceira edição do Desafio de Redação, concurso realizado pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade de São Caetano) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano é uma forma saudável de promover competição com ganho cultural para todos, segundo o diácono Luiz Cláudio Spolare, diretor do Colégio Senador Flaquer, de Santo André, que participará da iniciativa.

"Essa é uma proposta extremamente adequada, pois, com a prática da leitura e da escrita tão pouco valorizadas, criar uma competição incentiva os estudantes para que eles se coloquem a par de uma gama maior de temas, material necessário para se produzir um bom texto", pontuou.

Segundo ele, um dos principais trunfos do Desafio é possibilitar que o material produzido pelo jovem fique à disposição de um número maior de leitores. "Um dos pontos positivos do concurso é possibilitar a participação de qualquer estudante, e isso é muito bom. Muitos afirmam que gostam de escrever, mas não se sentem estimulados, pois pensam que ninguém irá dar atenção para os seus textos", destacou.

Para o secretário geral da Vesper Sistema de Ensino - entidade que administra o Colégio Senador Flaquer, ex-UniA desde o dia 10 -, padre Edgar Delbem, iniciativas como o Desafio de Redação são necessárias do ponto de vista do desenvolvimento do estudante.

"Transformar um pensamento em palavras que possam ser entendidas por outras pessoas leva o aluno a exercitar a capacidade comunicativa fazendo uso de uma importante ferramenta humana, e não há nada mais importante que isso", ressaltou Delbem. "Além disso, esse tipo de concurso permite ao estudante chegar ao autoconhecimento. Faz parte do desenvolvimento", acrescentou.

TERCEIRA EDIÇÃO -  A terceira edição do Desafio de Redação irá possibilitar a participação de estudantes de 6ª a 9ª série do Ensino Fundamental, de 1ª a 3ª série do Ensino Médio, além de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Tele-sala de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Grande ABC.

A aplicação dos exames terá início no dia 31, em Santo André, e será finalizada em Ribeirão Pires no dia 6 de outubro. Os vencedores serão anunciados no dia 11 de novembro. Dentre os prêmios reservados aos melhores textos estão televisores, bicicletas e computadores, além da recompensa máxima que é uma bolsa de estudos integral da USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;