Setecidades Titulo
Menina fica manca após tratar garganta em Sto.André
Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
24/10/2003 | 20:48
Compartilhar notícia


A menina Ana Paula Antonia Batista, 2 anos, estava com infecção na garganta, febre alta e vomitava. Os pais, que moram em um conjunto habitacional no Jardim Santo André, em Santo André, foram correndo à Faisa da Vila Luzita. Ana Paula tomou injeção de Benzetacil, Plasil e Novalgina. Sarou da infecção na garganta, mas ficou manca. Os pais desconfiam que a injeção foi mal aplicada ou atingiu algum nervo, porque a menina hoje puxa a perna.

O caso aconteceu em 19 de setembro último. Os pais foram ao 6º Distrito Policial e elaboraram o boletim de ocorrência 2.685/2003, para averiguação de conduta médica.

Para os pais, o maior problema é a falta de atendimento. Depois de constatada a paralisia nas pernas da criança, ela ficou dois dias internada no Pronto Atendimento Geral, em Santo André. Teve alta, mas continuava puxando a perna.

Os médicos do pronto atendimento mandaram a família da Ana Paula marcar uma hora com um neurologista pelo telefone 0800-770-3739. Quem liga para esse número fica sabendo que não há vaga nas consultas. A atendente manda ligar somente em 28 de outubro, para saber se surgiu alguma vaga nos próximos meses.

Enquanto isso, Ana Paula anda com dificuldade. A mãe dela, Sandra Regina Santana, 26 anos, diz que não consegue ser atendida. “Estou há um mês correndo de um lado para o outro sem resultado.” Sandra não vai desistir: “Só vou parar quando ela voltar a andar normalmente. Ela não nasceu assim”.

O pai de Ana Paula, o mecânico José Carlos Batista, 48 anos, diz que vai processar a Secretaria Municipal de Saúde de Santo André. “Não é porque eu sou pobre e moro em conjunto habitacional que vou ficar calado. Vou colocar esse pessoal no pau. Custe o que custar, demore o tempo que demorar.”

Hipóteses – O especialista em medicina esportiva Osmar de Oliveira disse que os medicamentos não causam esse quadro. Ele explica que provavelmente a injeção atingiu o nervo ciático. “Nada que mereça preocupação. Com fisioterapia, retorna ao normal.”

Segundo o médico, pode ainda ter ocorrido uma artrite estreptocócica. “O estreptococo (bactéria) que atingiu a garganta desce e provoca esse quadro de mancar. Nesse caso, pode precisar de uma outra injeção de Benzetacil. São essas as duas possibilidades.”

Nota – A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde enviou a seguinte nota ao Diário: “A Secretaria de Saúde de Santo André coloca à disposição da usuária Ana Paula Antonia Batista e seus familiares todos os serviços da rede municipal. Moradora no Jardim Toledana, a usuária pode utilizar as unidades de saúde mais próximas a sua residência que são: a US (Unidade de Saúde) Vila Luzita, na avenida D.Pedro I, 4.197, cuja encarregada chama-se Vera Lúcia, e a US Jardim Irene, na estrada Cata Preta, 552, cuja encarregada é Odete Aparecida”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;