Setecidades Titulo
Mutirões contra dengue mobilizam duas cidades do ABC
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
23/02/2002 | 18:27
Compartilhar notícia


  Mutirões de combate à dengue mobilizaram neste sábado 300 agentes de saúde no trabalho de porta em porta nos bairros Alzira Franco, Jardim Rina e parques Erasmo Assunção e João Ramalho, em Santo André, onde há uma população estimada de 26 mil pessoas. Em São Bernardo, 25 voluntários atuaram nos bairros Castelo Branco, Central, Divinéia, Ipê, Ipanema e Jardim das Oliveiras. Essas regiões foram escolhidas por já terem apresentado focos de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Foram distribuídos folhetos sobre a doença, fornecidas orientações aos moradores, destruídos sinais das larvas e feitas coletas de criadouros (pneus, latas, garrafas plásticas e pratinhos de vasos), que abarrotaram caminhões. O destino final dos recipientes foram o aterro sanitário de Santo André e o Centro de Reciclagem de São Bernardo.

“Deixei de colocar pratinhos embaixo dos vasos e coloquei areia para absorver a água”, disse o metalúrgico aposentado, João Fiodorovas, 70 anos, que mora no Parque Erasmo Assunção, por onde os agentes de saúdepassaram.

Neste domingo, o Departamento de Vigilância à Saúde de São Bernardo coordena atividades de prevenção no Jardim Ipanema, nas imediações da rua Ouro Preto. “A iniciativa popular só vem somar esforços e é muito bem-vinda. A partir das 9h30 de domingo, está prevista a participação de cerca de 200 líderes comunitários, que atuarão como agentes multiplicadores”, disse o diretor do órgão, Wagner Kuroiwa. Já no dia 9 de março, o mutirão de Santo André estará na Vila Metalúrgica e no dia 23, na Vila Palmares.

“A população precisa ser alertada que o ovo do Aedes aegypti pode durar meses em ambiente seco e basta estar em contato com a água, para eclodir”, informou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Santo André, Maria Rosa Pinto de Aguiar.

As denúncias sobre focos de larvas devem ser feitas para os telefones do Disque-Dengue. Em Santo André é 0800-191944 e em São Bernardo, 0800-195565.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;