Setecidades Titulo São Bernardo e Diadema
Ponte na divisa entre S.Bernardo e Diadema põe morador em risco
Matheus Angioleto
Do Diário do Grande ABC
14/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Ponte que liga o bairro Jordanópolis, em São Bernardo, à Vila São José, em Diadema, sobre o Ribeirão dos Couros, está em situação precária. A estrutura de madeira tem diversas tábuas quebradas e cheias de buracos, problema que já ocasionou acidente envolvendo idoso de 75 anos.

De acordo com os moradores, o cenário é caótico desde as fortes chuvas que ocorreram no início do ano. A passagem é utilizada massivamente pela comunidade, no entanto, não há nenhuma proteção contra acidentes ou aviso de riscos de queda.

Há três semanas, o aposentado José Ribeiro, 75 anos, morador do bairro Jordanópolis, tropeçou em uma das tábuas quebradas, caiu da ponte e feriu o braço esquerdo. De acordo com o aposentado, ele só não caiu dentro do córrego porque conseguiu se agarrar às madeiras que estruturam a passagem. “Esse local é muito movimentado.

Eles (poder público) têm de arrumar (a estrutura) para evitar mais acidentes. O meu braço ficou muito machucado”, lamenta Ribeiro.

O Porteiro Bruno Rafael de Souza, 28, funcionário de uma empresa que está localizada em frente à ponte, diz já ter presenciado diversos acidentes no local. “A Prefeitura não vem interditar a ponte. Como as pessoas desconhecem o perigo, acabam atravessando. Inclusive, as madeiras que estão na ponte foram colocadas pelos próprios moradores para diminuir os riscos de acidente”, observa.

O acúmulo de lixo no local prejudica ainda mais a situação, segundo a comunidade. Neste caso, o problema é gerado pelo descarte irregular feito pelos próprios moradores. O cenário piora consideravelmente em dias de chuva, tendo em vista que o córrego transborda e causa a queda de madeiras da ponte para dentro do corpo hídrico.

Katia Salles, 39, que trabalha como operadora de caixa em um mercado no bairro Jordanópolis, conta que tem de atravessar a ponte todos os dias para chegar ao trabalho. Ela relata também que já precisou da ajuda de outras pessoas para passar pelo local. “Eu passo me equilibrando para não cair. Se uma pessoa cair dentro do córrego é perigoso até morrer”, considera.

A Prefeitura de São Bernardo informou que encaminhará equipe técnica ao local hoje para verificar a estrutura e tomar as devidas providências. Diadema, por sua vez, não se pronunciou sobre o tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;