Setecidades Titulo
Escolha do transporte escolar requer cuidados
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
22/01/2011 | 07:59
Compartilhar notícia


A volta às aulas pode virar uma verdadeira dor de cabeça para os pais: a compra do material escolar, que encarece a cada ano, a escolha de uma nova escola e o processo de adaptação da criança aos horários são itens que precisam de atenção antes do início do ano letivo. Se o aluno mora longe da escola e não tem ninguém que o leve às aulas, é necessário tomar mais uma decisão: como escolher o transporte adequado e seguro para a criança?

No Grande ABC, as prefeituras são responsáveis pela fiscalização dos transportadores escolares. São 1.510 veículos cadastrados em cinco cidades da região, com exceção de Mauá e Rio Grande da Serra, que não responderam ao Diário. As vans e peruas passam por fiscalização nas prefeituras, durante a qual são observados itens como lataria e pintura, elétrica, freio, pneus e equipamentos de segurança.

São Bernardo conta com o maior número de vans aptas a transportar os estudantes: 710. Em seguida vem Santo André, com 397, Diadema, com 169, São Caetano, com 164, e Ribeirão Pires, com 70.

Para saber se a van está autorizada, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Transportes de sua cidade. Além disso, os pais devem observar itens como o estado de conservação geral do veículo, se o condutor é habilitado na categoria ‘D' e se fez curso de direção defensiva, se o veículo possui os documentos de licenciamento e vistoria municipal e estadual e se há cinto de segurança para todos os passageiros. Além disso, é importante buscar referências sobre o serviço com outros pais e com a própria escola.

Após decidir o transportador, é importante firmar contrato por escrito, garantia de que o serviço será prestado conforme o combinado.

ADESIVO
Em São Caetano, a Prefeitura criou neste ano um selo para as vans que estão autorizadas a fazer o transporte de escolares na cidade. O adesivo azul é colado no vidro da frente do veículo, e nele constam o número do alvará do transportador e o semestre correspondente à vistoria. "A ideia é que a cada nova vistoria mudemos a cor do adesivo. É uma ferramenta a mais para que o pai possa se sentir seguro em utilizar o transporte escolar", explicou o secretário de Mobilidade Urbana Marcelo Ferreira de Souza.

A fiscalização é feita na sede da secretaria, semestralmente, sempre no início (janeiro e fevereiro) e no meio do ano (junho e julho). "Além disso, a Ciretrans de São Caetano também fiscaliza os veículos duas vezes ao ano", destacou.

Rosimeire Romero Garrone, 44, transporta crianças de 7 a 12 anos na cidade. Sua van ganhou o selo da Prefeitura após a proprietária efetuar a troca do extintor, que estava vencido. "Lidamos com a vida e precisamos estar com tudo em dia", garantiu a motorista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;