Economia Titulo
Trabalhar em equipe é decisivo para obter sucesso
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
23/08/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


Compor boa equipe de trabalho é desafio de toda administração nos dias de hoje. Mas escolher os profissionais e mantê-los motivados para trabalhar supera o nível de dificuldade.

O sucesso de se trabalhar em grupo depende muito da colaboração de todos os profissionais, porém, também exige que o chefe, aquele que deve liderar a equipe, tenha sabedoria para conduzir todos os seus colaboradores.

Quem está à frente precisa ter cuidado para não demonstrar arrogância e rispidez - uma vez que está extremamente focado nos objetivos da empresa. "Esse tipo de conduta acaba desmotivando a equipe, as pessoas ficam no ‘piloto automático'. É preciso que o grupo se sinta livre para expressar sua opinião. Além disso, todos os profissionais devem ser tratados de igual para igual", observa Edson Rodriguez, consultor em gestão de pessoas e orientação profissional, diretor da Your Life do Brasil e sócio da Thomas Brasil.

Segundo ele, é preciso ter ponderação diante do grupo liderado, além de saber como cada profissional costuma agir frente às situações diárias. "Quando isso é feito, todos se sentem motivados e focam num mesmo objetivo", analisa Rodriguez.

Máscara - O consultor explica que utilizar uma ‘máscara profissional' é sempre bem-vindo no mundo corporativo. "Isso significa que um sorriso ou o simples ato de cumprimentar os colegas de trabalho, olhar para a pessoa enquanto ela fala e explicar didaticamente os objetivos da empresa, de forma cordial, não é ‘forçar a barra'. São artifícios para se ter a equipe empenhada. Se isso não for feito, os funcionários se armam contra o chefe."

Ou seja, cada profissional precisa ‘sentir' que tem seu papel e valor dentro da equipe. Isso traz autoconfiança e motivação, faz com que ele se sinta responsável e capaz de realizar o trabalho. Para tanto, é fundamental que os erros sejam tratados como oportunidades de melhoria e, nesse caso, é preciso achar responsáveis e não culpados.

Com profissionais mais motivados e melhor preparados, os problemas de comunicação nos grupos serão minimizados, e o trabalho terá resultado muito mais satisfatório.

Se uma empresa consegue equacionar a motivação com o preparo dos funcionários está resolvendo praticamente 80% de seus possíveis problemas.

Variação - O trabalho em equipe pode ser transitório (apenas para alguns projetos) ou permanente. Nos dois casos, cada funcionário precisa ter, claramente, a consciência de qual é o seu objetivo dentro da equipe.

Por fim, o consultor dá uma dica: "quem não consegue trabalhar em equipe nos dias de hoje, irá enfrentar problemas, pois os trabalhos individuais foram informatizados e o que restou foram os projetos concretizados por grupos, onde cada departamento empresarial depende do outro."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;