Cultura & Lazer Titulo
‘Chocolate’ repete a velha receita da comida mágica
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
20/03/2001 | 17:39
Compartilhar notícia


Não faz muito tempo e A Festa de Babette, de Gabriel Axel, levava a melhor na categoria de filme estrangeiro do Oscar, exatamente em 1987. Santificado por quem adora um longa-metragem que não traga a sigla EUA entre as pátrias produtoras, o filme dinamarquês mostrava o rito de maturidade de uma família, propiciado por um jantar servido pela doméstica Babette.

Em Chocolate, a gastronomia volta a transformar almas. A Babette da vez é Juliette Binoche, cuja beleza já esteve a serviço do bem em trabalhos com Krzysztof Kieslowski (A Liberdade É Azul) e Louis Malle (Perdas e Danos). Apesar de atuações acima da média, Juliette está gradativamente sendo domesticada pelo establishment ianque. Seja em O Paciente Inglês ou neste Chocolate.

Indicada ao Oscar, a atriz interpreta uma forasteira que, ao chegar à diminuta cidade de Lansquenet, abre sua loja de chocolates. As iguarias provocam efeitos colaterais, como paz de espírito e saúde sexual.

Adocicar a vida alheia. Uma das mais baratas metáforas do cinema atual tem por trás o nome de Lasse Hallström, diretor que fez a crítica sorrir com Minha Vida de Cachorro e se lamentar depois de Regras da Vida. Condicionado para o sucesso comercial, Hallström amarga o manual das convenções ao fazer de Chocolate uma peça da obviedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;