Cultura & Lazer Titulo
Cine Carlos Gomes mostra ‘A Lenda do Santo Beberrão’
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
09/07/2002 | 18:03
Compartilhar notícia


Ermanno Olmi é o Cecil B. DeMille do cinema italiano, menos pela joalheria visual do que pela obsessão na mitologia da Bíblia. De Gênesis a As Sete Últimas Palavras de Cristo, o cineasta europeu trama seus filmes com bases bíblicas. A Lenda do Santo Beberrão (1988) – projetado nesta quarta, às 15h, dentro da Mostra de Cinema Italiano no Cine-Teatro Carlos Gomes – pode não dever sua história ao calhamaço religioso, mas tem toda a pinta de fábula do Antigo Testamento. A exibição do filme em Santo André, com entrada franca, se repete no sábado, às 16h e às 19h, e no domingo, às 17h.

A história saiu do escaninho do escritor Joseph Roth, autor do romance homônimo. Andreas (Rutger Hauer) é um polonês alcoólatra, refugiado em Paris por ter sua cabeça a prêmio no país natal. Nem Messias, nem apóstolo. É um mendigo que nada tem de bíblico a não ser a compaixão cristã que Olmi lhe rende. Certo dia, é abordado por um homem que lhe pede para entregar uma quantia em dinheiro a um padre. Cumprir a missão sem gastar um tostão sequer na caninha será tão difícil para Andreas quanto atravessar o pico Aconcágua, nos Andes, sobre um cágado com cãimbras.

Esse conforto indulgente aos descamisados aproxima A Lenda do Santo Beberrão do neo-realismo de De Sica e Rosselini. Contemporâneo de Valério Zurlini, Franco Zeffirelli e Marco Ferreri, Olmi levou o Leão de Ouro em Veneza pelo filme. Outra estatueta e outra confirmação de sua condição de cineasta preferencial no Vaticano, que em 1995 elegeu o seu A Árvore dos Tamancos (Palma de Ouro em 1978) um dos melhores 45 filmes de toda a história do cinema. Amém!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;