Setecidades Titulo São Bernardo
Bar no Rudge Ramos tira paciência da vizinhança
Matheus Angioleto
Especial para o Diário
17/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Após a abertura de mais de 30 reclamações a respeito de poluição sonora e trânsito, moradores do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, ainda esperam medidas efetivas em relação a bar localizado na Avenida Winston Churchill.

A alegação de quem vive no entorno é que às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos as ruas próximas ao local ficam tomados por carros e frequentadores alcoolizados. O som alto também está na lista de problemas.

A falta de sistema de acústica efetivo perturba o sono dos vizinhos, que mesmo após abertura de diversas solicitações relativas ao barulho e até o registro de boletim de ocorrência, em setembro de 2016, ainda sentem o efeito dos shows de rock realizados no estabelecimento.

O morador Isaias dos Santos Brandão Junior, 39 anos, conta que o transtorno persiste há um ano. Ele ressalta que os shows duram cerca de seis horas, das 17h às 23h, com música que prejudica o sossego e o bem-estar dentro da própria residência, na qual vive há sete anos.

“Estou na sala e ligo a TV, mas somente escuto o som deles. Tenho de deixar bem alto”, relata o funcionário público. Isaias, inclusive, diz ter encaminhado representação ao Ministério Público pedindo a lacração do estabelecimento.

“Já liguei diversas vezes para o departamento de trânsito de São Bernardo reclamando dos carros na calçada. Ligo às 17h denunciando, chega às 23h e ninguém aparece. Ligo quase todo fim de semana”, desabafa, ressaltando que motoristas param com as quatro rodas na calçada da avenida, além da faixa de rolamento. “Não temos condição de andar na calçada, principalmente cadeirante”, completa.

Moradora que vive há 44 anos no local e preferiu não se identificar afirmou já ter conversado com o proprietário do estabelecimento pedindo que um estacionamento fosse alugado. Além disso, ela contou que desde quando os shows começaram no bar, vizinhos passaram a ter problemas com assaltos e uso constante de drogas nas intermediações.

Sócio do bar, Claudinei Montes, 55, afirmou que o funcionamento da empresa é legalizado. “Aqui vem pais, filhos, netos e avós. Já providenciamos lugares próximos com espaço para estacionamento. As pessoas que frequentam aqui estacionam nestes locais. Uma ou outra pessoa estaciona indevidamente. Mas isso foge do nosso controle”, diz.

Montes ressaltou que provavelmente a partir do fim deste mês será viabilizado projeto para melhorias no palco e cerca acústica para o som não chegar aos vizinhos. “Vamos construir parede em torno do bar, cercando-o com alvenaria de madeira e lã de ferro”, reitera.

A PM (Polícia Militar) afirmou, em nota, que no local a ronda é constantemente realizada por viaturas da 2ª Companhia, pois o logradouro se encontra inserido em CPP (Cartão de Prioridade de Patrulhamento). Informou ainda que no período de 1º de janeiro a 23 de abril foram registrados três furtos, quatro furtos de veículos, três roubos e dois roubos de veículos na região, segundo a polícia, que informou mediar a situação para que haja “diálogo entre as partes” e o “conflito seja resolvido de maneira pacífica”.

A Prefeitura de São Bernardo informou ter multado o bar e orientado o proprietário a procurar o poder público “de imediato, sob pena de lacração do estabelecimento”. “Suspendeu o prazo concedido ao estabelecimento para a regularização das atividades (processo RR 2466/89), já que a casa não possui alvará de funcionamento, conforme preconiza a Lei Municipal 6.279/13. Foi constatada poluição sonora pelo setor de fiscalização e emitido auto de infração número 7.556. A atividade já havia sido notificada sob guia número 40.817. A Prefeitura notificou ainda a atividade de valet sob guia nº 44.459”, ressaltou o Paço, por nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;