Setecidades Titulo Saúde da mulher
Carreta da mamografia tem primeiro dia tímido em S.Caetano

Devido a problemas com gerador, foram feitos dez atendimentos

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
17/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A carreta da mamografia do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, estacionou ontem em São Caetano, onde permanecerá até o dia 15 de junho. Esta é a quarta cidade do Grande ABC a receber o equipamento (já passou por Mauá, Santo André e São Bernardo), que oferece exames de mamografia gratuitos a mulheres a partir dos 40 anos, com o objetivo de detectar de forma precoce o câncer de mama.

O primeiro dia de atendimentos foi tímido, tendo em vista que apenas dez mulheres foram atendidas. Conforme explicaram as profissionais que atuam na carreta, o número se deve a problema no gerador, o que obrigou o início das atividades apenas no período da tarde. O atendimento ocorre entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira; e das 9h às 14h, aos sábados. Por dia, são distribuídas 50 senhas durante a semana e 25 aos sábados.

As mulheres entre 35 e 49 anos devem levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG. Caso seja detectada lesão no exame de mamografia, o laudo será classificado conforme o tamanho do nódulo e sua característica. Dessa forma, as pacientes são direcionadas para atendimento na rede de Saúde municipal.

O equipamento está instalado na Rua Jayme da Costa Patrão, ao lado da Praça Luiz Tortorello, no bairro Santo Antônio.

SÃO BERNARDO

Uma carreta da mamografia segue em São Bernardo até o dia 3 de junho, no estacionamento do Teatro Elis Regina, na Avenida João Firmino, 900, no bairro Assunção. A meta do equipamento, que chegou no dia 3 de maio, é realizar pelo menos 1.000 atendimentos. Balanço parcial aponta que, até o dia 15, foram feitos 249 exames.

No período em que esteve em Santo André, na Praça do Carmo, região central da cidade, em abril, o equipamento estadual produziu 550 exames. Já em Mauá, que recebeu o programa entre 7 de fevereiro e 4 de março, 1.054 mulheres foram submetidas ao procedimento capaz de detectar o câncer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;