Setecidades Titulo
O recado destas crianças
Ademir Medici
17/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Amigos da Semana Rio Grande da Serra 2017. Vejam as fotos de hoje, de uma das últimas viagens do bondinho da pedreira. Naquele ano de 1972, os alunos se comportavam como se estivessem enviando uma mensagem para o futuro que é hoje.

– Olhem pra nós. Nós andamos no bondinho, nossos filhos e netos não andarão. Por isso, temos uma história para contar. Descubram quem somos que teremos a alegria de conversar com vocês do futuro para falarmos do nosso cotidiano, de uma cidade que com certeza mudou, juntamente com seus bairros e vilas que vieram...

Diriam mais os estudantes:

– Somos filhos de trabalhadores. Gente que construiu esta cidade. Assistimos ao fotógrafo gordinho tirando muitas fotos, e uma repórter magrinha fazendo anotações, entrevistando o Sr. José. Não vamos esquecer o dia tão especial.

Muita gente mais não esqueceu. A moça da Prefeitura é filha do condutor do bondinho, Sr. José. Ela tem uma irmã mais velha, que mora em Ribeirão Pires, que tem mais histórias a contar.

A mesma moça nos indicou um funcionário da Educação de Rio Grande que pode contar histórias. Seu apelido é Bactéria. E ela se lembrou do Ataíde, funcionário aposentado da Prefeitura que usou muito o bondinho.

 

NOSSO RECADO

De nossa parte, convidamos esses meninos e meninas da Pedreira para que apareçam e participem do 14º Congresso de História do Grande ABC, que será realizado em Rio Grande da Serra em novembro. Vocês têm muitas histórias a contar.

Professor Marco Alexandre Nonato Cavalcanti: vamos marcar um roteiro e ouvir toda essa gente boa. A memória de Rio Grande da Serra agradecerá.

Enquanto isso, vocês fiquem com mais um trecho da reportagem de 1972 que foi escrita pela repórter misteriosa, nossa antiga colega aqui do Diário.

 

SEIS VIAGENS/DIA

Do início da linha, no bairro da Pedreira, até o fim, próximo à Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra, o bondinho percorre três quilômetros, trajeto que é feito em mais ou menos dez minutos. Foi instalado pela administração da pedreira justamente para transportar as crianças, gratuitamente, do grupo escolar até o bairro onde moram.

Quando não está em funcionamento, o bondinho fica guardado na garagem, logo abaixo da pedreira. O condutor, José Lopes de Oliveira, de 68 anos, é funcionário da pedreira já há 25 anos.

Antes, o Sr. José manobrava um dumping, que faz o transporte das pedras para o britador. Até o dia em que sofreu um acidente: uma pedra o atingiu no peito, provocando lesão na espinha e algumas costelas quebradas. Por causa da idade, não pode mais voltar ao trabalho pesado e passou a conduzir o bondinho. É ele quem cuida de sua manutenção, como da manutenção dos trilhos.

Diariamente são feitas seis viagens. Logo cedo, às 6h20, o Sr. José desce até Rio Grande da Serra para levar alguns operários da pedreira, que trabalham na cidade. De volta, já traz as crianças que estudam no período da manhã. Ao meio-dia, mais duas viagens, só com as crianças. Às quatro e meia, leva as crianças que estudam no período da tarde e retorna às 5h30 com os operários.

Continua

 

Diário há 30 anos

Domingo, 17 de maio de 1987 – ano 30, edição 6444

Manchete – Ministro dos Transportes (José Reinaldo Tavares) vai ao Senado tentar defender a Ferrovia Maranhão-Brasília.

Economia – Vendas do comércio crescem 19% em abril.

Mauá – O Conjunto Educacional, Assistencial e Esportivo do Sesi recebe o nome de Raphael de Almeida Magalhães, ministro da Previdência. O próprio ministro vem a Mauá assistir a homenagem a ele dada pela cidade. E afirma: “Gatilho salarial é a salvação da Previdência Social”.

Nota – Trinta anos depois, o que o ministro diria da crise brava pela qual passa a Previdência e os planos engendrados pelo governo Temer e a classe política nacional.

 

Em 17 de maio de...

1842 – Começa, em São Paulo, a Revolução Liberal.

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: início da ofensiva italiana no Carso; a fome na Alemanha; o movimento pacifista.

Entram em greve os operários da seção de lanifício da fábrica de tecidos Crespi, em São Paulo.

1962 – Philadelpho Braz reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Phila, amigo. Você também faz uma falta grande para a memória do Grande ABC.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste dia 17 de maio:

Em Santa Catarina, Biguaçu e Dona Emma

Em Minas Gerais, Carvalhópolis

No Rio Grande do Sul, Flores da Cunha e Santa Maria

No mato Grosso, Nossa Senhora do Livramento

No Paraná, Virmond

FONTE: IBGE

 

Hoje

Dia Mundial das Telecomunicações

 

Santos do Dia

Pascoal Bailão

Basila

Restituta

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;