Setecidades Titulo Saúde na escola
Adesão à ação trará verba para unidades de ensino
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
27/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Municípios de todo o Brasil têm de 2 de maio a 14 de junho para aderirem ao novo ciclo do PSE (Programa Saúde na Escola), existente desde 2007. No atual modelo, os estudantes terão atualização do calendário vacinal e ações como prevenção à obesidade, cuidados com as saúdes bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física, prevenção de DST/Aids, entre outras.

As cidades farão adesão por escola, e a proposta estabelece 12 ações a serem cumpridas pelos gestores por dois anos, com liberação dos recursos a cada 12 meses. O investimento financeiro a ser repassado para execução do programa será de R$ 5.676 a cada 600 estudantes, e será pago em parcela única.

O registro das informações sobre as atividades desenvolvidas será efetuado no sistema de informação da atenção básica pelos profissionais da Saúde ou por meio dos responsáveis pelo programa.

No Grande ABC, a Prefeitura de Santo André afirmou que as secretarias de Saúde e de Educação “estão avaliando o programa para vinculá-lo a cinco escolas, que estão localizadas no território de Unidades de Saúde da Família”, mas não informou quais seriam os equipamentos de ensino. A administração ressaltou que são feitas, duas vezes por ano, avaliação odontológica nas crianças e, uma vez por ano, orientações de temas diversos. A rede municipal atende 33,7 mil alunos de 4 meses a 10 anos.

A administração de São Bernardo disse que a cidade já faz parte do PSE “e a nova gestão vai continuar executando esse tipo de trabalho”. “São 200 escolas municipais atendidas alternadamente a cada seis meses”, destacou, em nota.

Mauá, que possui 14.267 alunos com até 5 anos e 2.798 na faixa de 6 a 15 anos, declarou estar “em constante busca” por investir e garantir a promoção e prevenção à Saúde, e que oferece opções de programas de controle a doenças crônicas e obesidade nas escolas municipais.

Em Ribeirão Pires, onde são atendidos 9.000 estudantes com idade entre zero e 14 anos, a Prefeitura falou que pretende aderir ao novo modelo do PSE e, assim, ampliar a quantidade de alunos atendidos pelas ações já realizadas, além de incluir também teste de acuidade visual.

Demais administrações da região não informaram ações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;