Setecidades Titulo
Santo André terceiriza antigo pátio de veículos
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
20/08/2003 | 21:10
Compartilhar notícia


O antigo pátio de veículos de Santo André, na avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, na Vila Palmares, voltou a ser utilizado na semana passada para o recolhimento de carros, mas dessa vez sob administração terceirizada. O terreno foi cedido por tempo indeterminado à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Santo André, que resolveu contratar em caráter emergencial a empresa Chuí Leilões para auxiliar na reforma e administração em troca do recebimento das taxas de estadia. Depois da estruturação do pátio, uma concorrência deve ser feita para terceirizar, de fato, a administração do pátio.

A superlotação do pátio administrado pela Prefeitura de Santo André, na avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, e o excesso de carros estacionados em frente às delegacias da cidade aceleraram a cessão do terreno para a Ciretran. Em razão da superlotação, o pátio do Jardim Ana Maria não recebe mais carros e, com isso, os veículos envolvidos em acidentes tinham de ficar nas delegacias.

De acordo com o delegado da Ciretran municipal, Edson Nogueira de Sá, a Chuí Leilões foi convidada por ter experiência em administrar pátios. “A empresa está nos ajudando a fazer a infra-estrutura e por enquanto só estamos recebendo carros apreendidos que devem ficar à disposição da Justiça e da polícia, e a Prefeitura tem nos ajudado fornecendo o serviço de guinchos, por exemplo.”

O delegado Sá afirmou que legalmente a Chuí Leilões pode fazer essa administração em caráter emergencial, mas depois da organização do pátio será feita um concorrência. O delegado, porém, não estipulou quanto tempo pode perdurar a situação emergencial da administração do pátio. “Quando organizarmos o alicerce do pátio, haverá uma concorrência e aí o recolhimento de taxas de estadia ficará todo por conta da empresa que administrar. A Prefeitura continuará recebendo os valores referentes às multas efetuadas no município.”

Inaugurado em dezembro de 2000, o terreno do Jardim Ana Maria ficou superlotado em poucos meses e desde meados de 2002 as delegacias de Santo André vêm apresentando excesso de veículos (leia reportagem abaixo). Apesar da escassez de áreas para pátio, a Prefeitura de Santo André garantia que o terreno Vila Palmares não seria utilizado novamente para essa finalidade. Uma área na avenida dos Estados era cogitada para receber o novo pátio.

O superintendente da EPT (Empresa Pública de Transporte), Epeus Pinto Monteiro, informou, por meio da assessoria de imprensa, que a Prefeitura não tem responsabilidade sobre o pátio, já que o terreno foi cedido para a Ciretran e que a terceirização da administração é decisão dos responsáveis pela Ciretran.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;