Setecidades Titulo
São Bernardo homenageia centenários
Ângela Martins
Do Diário do Grande ABC
05/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Em cerimônia de abertura do Mês da Pessoa Idosa, a Prefeitura de São Bernardo homenageou ontem, no Centro de Referência do Idoso, dez moradores centenários da cidade. Juntos, eles acumulam mais de um milênio de experiência de vida e histórias para contar.

Apesar de todos morarem no município, nenhum nasceu na região. Caso do aposentado João Roggero, 102 anos, morador da Vila Euclides. Ele nasceu na Itália e veio de navio com a mãe e duas irmãs para o Brasil aos 5. "Meu pai veio antes, para conseguir trabalho. Moramos muito tempo na Avenida Paulista."

Roggero veio para São Bernardo há 25 anos, para morar com o filho André Roggero, devido a problemas de saúde. O centenário tem três filhos, sete netos e oito bisnetos. "São poucas pessoas que chegam nessa idade. Eu mesmo acho que não terei a mesma sorte", revela o filho, que tem 72 anos.

Aos 103 anos, Maria Julia Ferreira, nascida em Minas Gerais, conta que prefere morar em uma casa de repouso, na companhia de outros idosos. "Lá me sinto querida, converso com todo mundo. Sou a moradora mais velha da casa", orgulha-se. A aposentada teve 12 filhos e não consegue se lembrar ao certo do número de netos e bisnetos.

Com 101 anos, o aposentado João Alves Pereira, nascido em Itajuípe, na Bahia, veio para o Grande ABC há 50 anos. O baiano teve "22 ou 21 filhos", já que o número correto é difícil afirmar. "Uma mulher disse que estava grávida, mas fui embora da cidade e nunca voltei para confirmar se o bebê era meu." O número de netos também foge da memória do aposentado. "Sei que tenho mais de 30 bisnetos", garante.

Casado por três vezes, Pereira ainda relata que uma cunhada literalmente morreu de amor por ele. "Eu não quis casar com ela. Aí ela tomou veneno e morreu", resume. O morador do Jardim Calux, que vive sob os cuidados de uma neta, afirma que só agora está sentindo o peso da idade. "Estou ficando velho. Minha avó morreu com 115 anos, acho que não consigo chegar nessa idade", lamenta. No entanto, ele ainda faz sucesso com as mulheres. "Outro dia uma mulher no mercado perguntou se eu tinha 60 anos. Ainda me passo por um jovenzinho", brinca.

Dados do IBGE de 2010 revelam que São Bernardo conta com 77.921 idosos, em um total de 765.463 habitantes, sendo 33.340 homens e 44.581 mulheres. A região central é a que apresenta maior concentração de pessoas na terceira idade, com 10,05%.

"É muito importante prepararmos nossa cidade para a população idosa. Entre as ações está o melhoramento do sistema de Saúde, de transporte, atividades culturais e esportivas", destaca o prefeito Luiz Marinho.

 

Diadema e Ribeirão também têm programação especial 

A Prefeitura de Diadema lançou dia 29 o Plano Municipal do Envelhecimento Saudável, que oferece programação voltada ao público da terceira idade. As atividades ocorrem no Centro de Convivência da Melhor Idade, que conta com oficinas, atividades esportivas, além de passeios, festas, caravanas e eventos.

Em Ribeirão Pires, durante todo mês de outubro, serão realizadas atividades em comemoração ao mês do idoso. No dia 14, o Espaço Multicultural, no Complexo Ayrton Senna, receberá o 7º Concurso Municipal de Miss e Mister Terceira idade. Além da beleza, os candidatos serão avaliados pela simpatia e elegância.

Também no dia 14, integrantes do Conselho Municipal do Idoso participarão das atividades em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação Saudável, que será realizado das 10h às 16h, na Praça Central. Em um dos estandes haverá orientação jurídica aos idosos e distribuição do Estatuto do Idoso, que contém informações sobre os direitos e deveres das pessoas da terceira idade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;