Economia Titulo
Vale compra minas na Colômbia
25/12/2008 | 07:35
Compartilhar notícia


A Vale anunciou na última terça-feira a compra dos ativos de exportação de carvão da colombiana Cementos Argos S.A., por US$ 300 milhões. A Argos possui ações listadas na Bolsa de Valores de Bogotá e é uma das maiores produtoras de cimento da América Latina, com operações de cimento, concreto e agregados nos EUA, Panamá, Venezuela, Haiti e República Dominicana.

De acordo com a Vale, os ativos de carvão da Argos consistem em duas concessões minerais, localizadas na maior região produtora de carvão da Colômbia, o departamento de Cesar. A mina a céu aberto El Hatillo deve encerrar 2008 com produção de 1,8 milhão de toneladas de carvão térmico, e encontra-se em processo de ampliação para atingir a capacidade anual de 4,5 milhões de toneladas em 2011. A mina Cerro Largo está em estágio de exploração.

"As duas concessões minerais possuem, em conjunto, potencial de 500 milhões de toneladas métricas de recursos geológicos não-auditados", disse a Vale, em nota. Além dos US$ 300 milhões, a Vale concordou em fazer um pagamento adicional com preço fixo por tonelada pela reserva que exceder os 50 milhões de toneladas no depósito de Las Cuevas. O depósito faz parte da mina El Hatillo e o pagamento será feito "após campanha de perfuração confirmatória a ser concluída dentro de dois anos".

A Vale informou que o acordo abrange os ativos de logística da Argos, dos quais faz parte a concessão do porto Rio Córdoba, localizado na costa caribenha do departamento de Magdalena. A empresa colombiana também possui participação de 8,43% no consórcio Fenoco, que detém a concessão da ferrovia que liga as minas de carvão ao porto. "A produção de carvão, que atualmente utiliza caminhões para o transporte até o porto, começará a ser transportada por ferrovia no início de 2009", disse a Vale.

A mineradora já possui operações de carvão na Austrália, duas joint ventures na China e projetos em diversos estágios de desenvolvimento na Austrália, Mongólia e Moçambique.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;