Economia Titulo
BC europeu aumenta principal taxa de juros
Do Diário do Grande ABC
03/02/2000 | 15:37
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu aumentou sua principal taxa de juros de refinanciamento em 0,25 ponto percentual, nesta quinta-feira, elevando-a a 3,25%. Esta é a segunda alta em um ano da história do banco, visando a manter o controle da inflaçao e impedir o aumento dos preços do varejo. O anúncio foi feito após uma reuniao da direçao do banco, que estabelece as políticas sobre as taxas de juros para os 11 países que usam a moeda comum européia, o euro.

O aumento é o primeiro desde novembro, quando o banco central elevou sua taxa de refinanciamento em meio ponto, para 3%. A taxa de refinanciamento é o juro cobrado pelo banco central aos bancos comerciais para readquirir valores a curto prazo quando as instituiçoes necessitam de dinheiro vivo.

O banco também aumentou outras duas taxas que integram as bandas máxima e mínima do mercado monetário: a taxa de depósitos 24 horas e a taxa marginal de empréstimos. Também subiram em 0,25 ponto percentual: a primeira foi para 2,25% e a segunda, para 4,25%. A mudança para a taxa de financiamento entra em vigor no dia 9 de fevereiro e as demais, nesta sexta-feira.

O banco central regula cuidadosamente as taxas de juros para conter a inflaçao na regiao abaixo de 2% e tradicionalmente deixa que os mercados monetários estabeleçam a cotaçao do euro.

Mas, como o euro caiu na terça-feira a seu nível mínimo de 0,9668 por dólar, os banqueiros e os economistas começaram a advertir que se a moeda continuar perdendo valor, o banco central poderá ser obrigado a aumentar as taxas de juros.

Nesta quarta-feira, a Comissao de Assuntos Econômicos e Monetários da UE disse que a queda da moeda em relaçao com o dólar poderá levá-la a aumentar a previsao de inflaçao de 2000 em 0,4 ponto percentual, para 1,9%.

As previsoes eram de inflaçao de 1,5% para este ano, impulsionada principalmente pelos altos preços do petróleo. Mas a paulatina recuperaçao econômica européia e um aumento no consumo também poderao começar a elevar os preços. O euro perdeu 16% de seu valor desde que foi lançado em 1º de janeiro de 1999, para US$ 1,16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;