Setecidades Titulo
Procissões marcam festas de São Cristóvão
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
27/07/2003 | 21:39
Compartilhar notícia


Cerca de 700 carros e caminhões participaram na tarde deste domingo da carreata da 31ª Festa em Louvor a São Cristóvão, organizada pela paróquia São Pedro, na Vila Guarani, em Mauá.

Reza a lenda que o santo, responsável pelo transporte de pessoas nas águas do rio Nilo, levou o menino Jesus de uma margem a outra em uma ocasião. Por isso, é considerado padroeiro dos transportadores, sobretudo motoristas profissionais e caminhoneiros.

O dia oficial de São Cristóvão é 25 de julho, mas tradicionalmente a comunidade da paróquia – uma das mais antigas da cidade – realiza a festa aos domingos, para evitar problemas no trânsito da cidade.

Além da procissão, que contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito de Mauá, uma missa marcou a celebração do santo. Depois, por volta de 19h, começou a festa – barracas com comida animaram os fiéis.

“No ano passado, a gente teve cerca de mil carros e caminhões. Este ano, como a situação econômica está mais difícil, menos gente compareceu”, disse o motorista José Braz de Oliveira, 63 anos, que participa do evento desde a primeira edição.

Foi a primeira procissão celebrada pelo padre Mateus Domingues, que responde pela paróquia desde março. “Há 31 anos que a comunidade participa dessa festa. Mesmo não sendo padroeiro de nossa paróquia, São Cristóvão é muito querido pela população”, disse o padre.

“Estamos apoiando essa festa porque é uma grande oportunidade para as pessoas expressarem sua fé”, disse Luiz Boscariol, 53 anos, funcionário de uma empresa que colaborou com a festa. Motorista do caminhão que transportou a imagem, Sílvio Braz de Oliveira, 35, participa do evento há 17 anos. “Vem gente de outras cidades também para a nossa festa, como Santo André e Ribeirão Pires”, disse.

Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires também tiveram suas festas para o padroeiro dos motoristas. Além da procissão e de uma missa campal, Ribeirão teve uma carreata e uma festa no bairro Pilar Velho pela manhã.

Em Santo André, a carreata percorreu o Parque Jaçatuba, passou pela avenida dos Estados, onde os motoristas receberam bênção, e terminou na sede do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) do ABC com uma missa, às 10h.

No sábado, em São Caetano, a procissão motorizada – parte do calendário oficial de aniversário da cidade – percorreu ruas da região central e terminou no viaduto dos Autonomistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;