Setecidades Titulo
Semasa vai reflorestar manancial
Luciana Schneider
Da Redaçao
04/07/1999 | 17:07
Compartilhar notícia


As áreas de manancial de Santo André, atingidas pelo desmatamento, começam a ser reflorestadas com plantas nativas a partir de nesta segunda-feira. A Estância Rio Grande será a primeira área da cidade a receber 5,5 mil mudas de árvores.

O plantio faz parte do Programa de Reflorestamento do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental). O objetivo é levar 70 mil plantas a mais de 40 hectares até dezembro do próximo ano para reduzir a erosao na bacia da represa Billings, assim como recompor parte da diversidade vegetal da área.

As mudas - como araçá vermelho, pitanga e cedro - sao fornecidas pelo Depav (Departamento de Parques e Areas Verdes) e estao sendo produzidas no viveiro do Semasa, recentemente inaugurado no Km 28,5 da rodovia SP-31, no Parque Andreense.

De acordo com a assessoria de imprensa da autarquia, as árvores serao distribuídas no terreno de forma a reproduzir as condiçoes mais próximas possíveis da situaçao normal da regiao antes do desmatamento. A estratégia do reflorestamento passa ainda pelo envolvimento dos proprietários dos terrenos. Eles sao identificados, procurados pelos agentes do Semasa e orientados sobre a importância de reflorestar o local. Quando aderem ao programa, eles recebem uma orientaçao para a abertura das covas. A partir daí, sao fornecidos os insumos e as árvores. O plantio é feito pelo próprio dono do terreno, que assinará um compromisso se responsabilizando por cuidar da nova vegetaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;