Setecidades Titulo
Mudança de férias escolares causa discórdia em S.Caetano
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
26/06/2009 | 07:43
Compartilhar notícia


Alunos de 36 escolas municipais de São Caetano terão apenas cinco dias de recesso escolar em julho. O restante das férias do meio do ano foi transferido para outubro. As mudanças no calendário das aulas foram definidas pela Prefeitura em função dos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados na cidade em outubro.

Por causa das competições, os estudantes também terão as férias de fim de ano postergadas. O ano letivo, que normalmente é encerrado na primeira semana de dezembro, foi prorrogado para até o dia 23 - dois dias antes do Natal. A semana de folga em julho, entre os dias 13 e 17, não estava na previsão da Prefeitura, que informou os pais sobre as alterações em fevereiro.

"Para reverter isso precisamos colher assinaturas dos pais e procurar a Defensoria Pública. O processo só não foi adiante porque conseguimos acordo com a Prefeitura", explicou a presidente da Asas (Associação em Prol da Cidadania) de São Caetano, Dulcinéia de Almeida Santos.

Segundo a Prefeitura, a suspensão das aulas entre os dias 5 e 18 de outubro coincide com o período de realização dos Jogos Abertos. As escolas servirão de alojamento para cerca de 18 mil esportistas de 200 municípios do Estado. O calendário é o mesmo adotado pela Secretaria do Estado da Educação, responsável por 11 escolas estaduais na cidade e que também abrigarão atletas. Segundo a Secretaria a alteração é comum em todas as cidades que sediam os jogos.

"Não fomos consultados. Ninguém da Prefeitura perguntou se tínhamos programado algo para julho", reclamou a dona de casa e mãe de dois alunos matriculados na Emef Ângelo Raphael Pellegrino, Maria José Rocha. Ela explicou que seu terceiro filho é aluno de uma escola particular. "Ele terá férias, os outros dois não. Isso quer dizer que em julho eu não vou viajar".

O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) assumiu nesta semana que a mudança no calendário causou desconforto entre pais de alunos, mas justificou a decisão. "Tenho convicção que organizar os jogos é um grande acerto. É o maior evento de jogos amadores do País e corresponde a uma Olimpíada."

Para a professora de psicologia da Educação da USP, Silvia Colello, a alteração do calendário escolar pode prejudicar o desempenho dos alunos. "Fica cansativo para as crianças porque elas terão aulas de fevereiro a outubro. Tiram férias e voltam à escola em novembro, quando na verdade elas deveriam estar encerrando o ano."

Silvia explica que os alunos precisam de um tempo de adaptação à rotina escolar, sempre que voltam de férias. "Eles não terão este tempo. Vão ter de retomar as aulas e fazer as provas".

A especialista ressaltou que é evidente que a decisão da Prefeitura sem consulta dos pais resultaria em "foco de tensão". "Eles mudaram a regra do jogo em função da conveniência do sistema e não dos alunos e seus familiares. Isso deixa a impressão de que o aluno não é respeitado." (colaborou André Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;