Economia Titulo
Setor moveleiro busca recuperação
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O setor moveleiro na região busca alternativas para expandir o volume de vendas, que foi fortemente abalado pela crise financeira mundial no final do ano passado. Pensando nisso, o segmento aposta no 2º Festival de Móveis do ABC que teve início na última quinta-feira e se estende até 20 de setembro.

O evento, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de São Bernardo e Região em parceria com o Shopping Casa Total - sede do festival - deve registrar aumento de 20% em vendas e 30% no fluxo de clientes.

Segundo Sérgio Lalli, vice-presidente do sindicato, nos últimos cinco anos, as vendas do setor têm apresentado queda superior a 15% por ano. "O que vem acontecendo na região é que o número de marceneiros informais cresceu. Com isso, os consumidores deixaram de procurar itens nas lojas".

Ele explicou que, além desse processo decorrente, com a crise financeira houve retardamento de algumas construções imobiliárias e aqueles que tinham adquirido a casa própria ficaram com receio de fazer novas dívidas. Outro fator é que as pessoas priorizam a compra de carros e imóveis, e acabam deixando de lado a troca da mobília.

"Por isso, sentimos que o festival é uma saída para revertermos esse quadro. Como a economia está se restabelecendo também, mesmo com todos os fatores negativos, para o segundo semestre a previsão é de que o segmento retome o crescimento e atinja uma alta entre 30% e 40% em vendas", acrescentou Sérgio Lalli.

O sucesso do evento, segundo Edesio Mandelli, administrador do shopping e coordenador do evento, está atrelado às condições de pagamento e descontos que os lojistas e fabricantes de móveis estão oferecendo aos consumidores na hora da compra, que chegam a 40%. "Em janeiro, quando foi realizado o primiro festival, a situação era de recesso devido à crise, e mesmo assim obtivemos um crescimento de 21%", relatou.

São 25 lojas em quatro andares. O consumidor vai encontrar móveis par ambientes como dormitórios, cozinhas, sala de jantar e estar, poltornas, estofados e peças decorativas.

No espaço também será possível consultar, gratuitamente, profissionais do Núcleo Paulista de arquitetos e Decoradores.

Serviço: O 2º Festival de Móveis acontece até 20 de setembro, no Shopping Casa Total, São Bernardo, no km 17,5 da Via Anchieta. De 2ª a 6ª feira o local fica aberto das 11h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;