Setecidades Titulo
Ribeirão Pires antecipa 2ª fase de programa de iluminação
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
16/05/2003 | 21:18
Compartilhar notícia


A segunda fase do Projeto Reluz, que previa a instalação de novos pontos de iluminação das vias públicas em Ribeirão Pires a partir de julho, foi antecipada e algumas regiões consideradas críticas pela Prefeitura já foram beneficiadas pelo programa. Até dezembro, o secretário de Obras e Serviços Municipais, Douglas da Fonseca, acredita que todo o perímetro urbano da cidade esteja iluminado.

O trabalho está orçado em R$ 700 mil e prevê a instalação de 1,8 mil novos pontos de iluminação pública – que representariam um aumento de 10% no número de equipamentos já existentes na cidade. Para suprir a demanda nas regiões consideradas críticas, a Prefeitura deve remanejar 65 kits de iluminação, compostos por braço, suporte e lâmpada, que estariam instalados em áreas isoladas da cidade.

Na lista de bairros que serão beneficiados neste primeiro momento estão as Vilas Gomes, Monteiro e Mery, Parques Aliança e Governador, Jardins Serrano, Rancho Alegre e Mirante, Recanto Irani, Sítio Pouso Alegre e Estância Hollywood. Segundo o secretário, esta relação foi baseada no número de reclamações de falta de iluminação pública que os moradores fizeram para a Prefeitura nos últimos anos.

A dona de casa Márcia Elias, moradora da rua João Gorzinski, no Jardim Rancho Alegre, foi uma das beneficiadas pelo projeto. “A iluminação chegou aqui faz uma semana. Antes, este lugar era muito escuro e, quando saía à noite, tinha medo de que alguma coisa me acontecesse”, disse. “Era um perigo. A rua aqui é de terra e eu ficava com medo de não enxergar um buraco, cair e me machucar”, afirmou a também dona de casa Celuta de Castro, moradora da rua Armando Portela, no Rancho Alegre. Há cinco anos a moradora convivia com a falta de iluminação.

“Quando os serviços forem concluídos, esperamos que também sejam reduzidos os índices de acidentes de trânsito e criminalidade. Isso sem contar o fato de que, quando estiver toda iluminada, a cidade ficará mais bonita”, disse o secretário.

A previsão de Fonseca é que até julho a instalação dos pontos de luz para suprir toda a demanda emergencial seja concluída. Só então o cronograma de serviços para iluminar o restante da área urbana de Ribeirão Pires teria início. Nesta segunda fase, os primeiros bairros que seriam atendidos são a Quarta Divisão, Iramaia e Parque Aliança. Em agosto, Ouro Fino; setembro Santa Luzia, Caçula e Hong Kong; e outubro, novembro e dezembro os Centros Alto e Baixo.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Pires, a Eletropaulo e a Eletrobrás, o projeto foi iniciado em outubro do último ano com a troca de 9.125 lâmpadas de vapor de mercúrio que garantiam a iluminação pública da cidade por lâmpadas de vapor de sódio.

A mudança garantiu, segundo o secretário de obras e serviços municipais, uma economia mensal de 584 mil quilowatts/hora, o que representaria uma redução de 30% no consumo da Prefeitura. Esta etapa do projeto custou R$ 2,5 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;