Esportes Titulo
Tocha olímpica não passará por Taiwan
Da AFP
21/09/2007 | 07:51
Compartilhar notícia


O percurso da tocha olímpica dos Jogos de Pequim 2008 evitará Taiwan após o fracasso das negociações entre a China e as autoridades da ilha.

"A tocha olímpica não passará por Taiwan, já que as duas partes não foram capazes de chegar a um consenso depois de mais de um mês de diálogo. Lamentamos profundamente", declarou o ministro dos Esportes taiwanês, Yang Jong-her.

As negociações abordaram temas como a utilização de símbolos nacionais (bandeiras, hinos) durante o evento. Os organizadores chineses haviam exigido que apenas os símbolos reconhecidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) fossem usados, excluindo então os símbolos taiwaneses.

Separada da China desde 1949, mas sempre considerada por Pequim uma parte de seu território, Taiwan não pode utilizar seus emblemas ou fazer tocar seu hino nacional nos eventos organizados pelo COI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;