Cultura & Lazer Titulo Livro
Editoras de olho
no público jovem

Diadema sedia 2º Festival do Livro e Leitura a partir
de quinta-feira; nova edição terá duração de três dias

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
20/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A região recebe a partir de quinta-feira o 'II Festival do Livro e Leitura de Diadema'. Com duração de três dias - de 22 a 24 -, o evento traz como tema Juventude e Leitura.

A nova edição será realizada no Teatro Clara Nunes e reunirá, além de escritores, produtores culturais e artistas diversos. Serão 17 editoras expondo livros, três a mais do que a do ano anterior. A coordenação espera receber cerca de 6.000 visitantes durante todo o festival.

Trazer o público para perto da produção literária é uma das metas. A outra é fortificar o hábito da leitura na população. "A feira do livro também serve para dar oportunidade de comprar livros mais baratos. O povo tem interesse na leitura, mas os altos preços dificultam, principalmente para estudantes", afirma Ana Letícia de Oliveira Guerra, bibliotecária e uma das organizadoras do evento.

A coordenadora destaca duas palestras nesta edição. 'Exercitando a Criatividade', realizada no primeiro dia, contará com o escritor Marco Túlio, vencedor do Prêmio Jabuti (prêmio literário) de 2004. O autor do livro 'A Arte do Medo' contará o que o levou a escrevê-lo. "A outra palestra é 'A Democratização e Acesso ao Livro'. Com participação de representantes das editoras, discutirá os porquês de os livros custarem tão caro", adianta a coordenadora.

O festival abre portas para outras manifestações do universo literário. O cordel chega representado por Moreira do Acopiara. O cearense radicado em Diadema estará presente no segundo dia da edição. Será possível assitir a apresentação do cordelista ao lado de estudantes do 5º ano da Escola Municipal José Martins.

Música, poesia, dança, fotografia e quadrinhos também estão na pauta. "Trabalhamos com diversas atividades culturais. Daremos espaço para outras áreas da arte de Diadema", afirma Letícia.

Fundada em 1968, outro nome que marca presença é a banda Lira Musical de Diadema. O grupo traz na quinta-feira seu aparato de flauta, trombone, violão e percussão e aproveita para desfilar seu repertório de MPB. Outro nome da música é a Banda Jazz Sinfônica de Diadema. O grupo está agendada para mostrar seu repertório - que homenageará as mulheres - na sexta-feira.

O evento traz ainda oficinas de comunicação e expressão, o especialista em quadrinhos Paulo Ramos e a Cia de Danças de Diadema com apresentação do espetáculo 'Crendices...Quem Disse?', dirigido por Ana Botosso. 

II Festival do Livro e Leitura de Diadema. Literatura. Dias 22 e 23, das 9h às 20h. Dia 24 das 09 h às 14h. No Teatro Clara Nunes. Rua Graciosa, 300. Diadema. Tel.: 4056-3366. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;